sábado, 7 fev 2026

Notícias em tempo real de Curitiba e região

Whatsapp
XV Curitiba
  • Home
  • Notícias
  • Curitiba
    • Obituario
  • RMC
  • Clima
  • Futebol
  • Paraná
  • Loterias
  • Eventos
    • Gastronomia
    • Shows
XV CuritibaXV Curitiba
Font ResizerAa
  • Home
  • Notícias
  • Curitiba
  • RMC
  • Clima
  • Futebol
  • Paraná
  • Loterias
  • Eventos
Pesquisa
  • Home
  • Notícias
  • Curitiba
    • Obituario
  • RMC
  • Clima
  • Futebol
  • Paraná
  • Loterias
  • Eventos
    • Gastronomia
    • Shows
Have an existing account? Sign In
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Janones aponta envolvimento de Bolsonaro em atos antidemocráticos e pede extinção do PL

Ultima atualização: 3 de dezembro de 2024 16:42
XV CURITIBA
Compartilhe
2 Min de leitura
Foto: Câmara dos Deputados.
Compartilhe

A Procuradoria-Geral da República (PGR) deu início, nesta segunda-feira (2), à análise de um pedido de extinção do Partido Liberal (PL), protocolado pelo deputado federal André Janones (Avante-MG). O requerimento foi encaminhado ao Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos (GCAA), responsável por investigar denúncias relacionadas a eventos que ocorreram após as eleições de 2022.

O pedido afirma que o PL teria descumprido artigos da Constituição e da Lei dos Partidos Políticos, que exigem o compromisso das legendas com princípios como soberania nacional, regime democrático e direitos fundamentais. Janones argumenta que o partido desviou de sua finalidade ao apoiar discursos que descredibilizam instituições democráticas, configurando, segundo ele, um risco à ordem social e ao Estado Democrático de Direito.

Paralelamente, o GCAA também analisa o relatório da Polícia Federal (PF), que indicia 37 pessoas no chamado “inquérito do golpe”. Entre os citados estão o ex-presidente Jair Bolsonaro, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). Segundo a PF, a legenda teria contratado pessoas para disseminar informações falsas sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas.

O processo conduzido pela PGR e pelo GCAA busca esclarecer as acusações e avaliar possíveis implicações legais contra os envolvidos, incluindo o futuro do Partido Liberal no cenário político nacional.

- Advertisement -
Compartilhe o artigo
E-mail Copie link Print

XV Curitiba

Notícias de Curitiba e do Paraná em tempo real. Informação com credibilidade, atualizações 24 horas por dia.

Instagram Facebook Whatsapp

Sobre nós

  • Fale conosco
  • Publicidade Legal
  • Política de Privacidade
  • Conteúdo de Marca
© Copyright 2025 XV Curitiba | Todos os direitos reservados  | Desenvolvido por Brockt.com
Welcome to Foxiz
Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Esqueceu sua senha?