Janja começa divulgar sua agenda após cobrança por transparência

2 Min de leitura
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

A primeira-dama Janja da Silva tornou pública sua agenda oficial pela primeira vez nesta segunda-feira (3), após uma série de questionamentos sobre a falta de transparência em seus compromissos. A divulgação foi feita por meio dos stories do Instagram, onde a agenda ficou disponível por 24 horas.

Entre os compromissos divulgados, Janja participou da sessão solene de abertura do Ano Judiciário de 2025 e teve uma reunião com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, para tratar da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

A decisão veio em meio a críticas de entidades e parlamentares. Na última semana, a Transparência Internacional Brasil cobrou a divulgação da agenda da primeira-dama, argumentando que Janja exerce função pública. O tema também ganhou repercussão após uma reportagem do blog de Malu Gaspar, do jornal O Globo, apontar que o governo federal estaria negando informações sobre suas atividades.

A deputada Rosangela Moro, por sua vez, anunciou na última quinta-feira (30) que pretende apresentar um projeto de lei para modificar a Lei de Acesso à Informação (LAI), tornando públicas as despesas e agendas da primeira-dama. Segundo a parlamentar, figuras públicas devem prestar contas à população da mesma forma que membros da administração pública.

Compartilhe o artigo