Em períodos de shows de música como está acontecendo em Curitiba, muitas pessoas tem vindo ao consultório com uma queixa cada vez mais comum que é a Perda Auditiva Transitória.
Existem outras causas, mas a causa que quero tratar hoje é decorrente a exposição sonora seja em shows de musica, baladas, fone de ouvido e ate em ambientes barulhos no trabalho.
Aquela sensação que voltamos para casa, após estes eventos e sentimos o ouvido tampado, com zumbido , uma leve perda de audição e as vezes até tontura, pode ser considerada uma perda auditiva que normalmente é transitória.
O que fazer , quando isto acontecer?
1- Primeiro, evitar ficar exposto próximo da fonte sonora do ruído, ou seja da caixa de som, local do trabalho que emite som.
2- Quando utilizar fone de ouvido, não o utilizar por muito tempo, preferencialmente fazer uma pausa (retirar do ouvido) a cada 40 minutos e ficar sem escutar por tempo igual
3- O som do fone do ouvido não pode ser tão alto a ponto da pessoa ao lado estar escutando o mesmo som.
4- Consumo de álcool, associado a cigarro e som alto, pode agravar esta perda auditiva.
5- Quando apresentar estes sintomas, deve nos dias seguintes evitar novamente ficar exposto ao som alto, usar fone de ouvido, ingerir bebidas alcoolicas, bebidas à base de café, comidas gordurosas/frituras e cigarro
6- Se os sintomas persistirem, procurar logo um otorrinolaringologista para uma avaliação que estes sintomas podem ficar permanentes, mas o quanto antes for avaliado e medicado o processo pode ser reversível.