A International Standards Organization (ISO), organização internacional formada por especialistas de diversas áreas de gestão em mais de 160 países, publicou no início de 2020 a norma ISO 56002, que visa padronizar as terminologias, ferramentas e métodos voltados à gestão da inovação empresarial. Para isso, a ISO buscou as melhores práticas na área a fim de elaborar uma nova norma de classe mundial, elevando corporações de todo o planeta a um novo patamar de indústria 4.0.
Contudo, segundo especialistas, apenas 2% das empresas brasileiras estão aptas para seguir as recomendações da nova norma. Pensando nisso, o ISAE Escola de Negócios acaba de lançar o curso ISO 56002 – Sistema de Gestão da Inovação, com o objetivo de capacitar os participantes e agregar valor às cooperativas e organizações, por meio da compreensão dos conceitos, técnicas, ferramentas e processos de suporte exigidos para um Sistema de Gestão da Inovação completo e eficiente. O curso estará disponível a partir deste mês de agosto.
“Nosso desafio é poder colaborar com o participante para que ele consiga, no futuro, planejar e implementar um sistema de gestão na sua própria organização ou, enquanto consultor, em outras organizações”, diz Júlio César Felix, coordenador do comitê da Norma de Inovação no Brasil e idealizador do programa no ISAE Escola de Negócios. Durante o curso, os alunos vão aprender a gerenciar de forma efetiva as atividades de inovação dentro de uma empresa, assim como realizar avaliações das atividades e processos dentro do sistema de gestão. “Uma empresa adequada à norma é melhor vista pelo mercado por despertar confiança. Afinal, a inovação está intimamente ligada à resiliência e ao sucesso de uma organização”, explica.
O curso vai contar com onze módulos em sala virtual, divididos em aulas interativas que contemplam atividades individuais e em equipe, visando a troca de experiências entre os participantes, e um workshop personalizado para elaboração do plano de implantação do Sistema de Gestão da Inovação na área de atuação de cada indivíduo. “O curso é para aplicação na realidade e contexto da organização do participante, observando o que é relevante, possível de ser adaptado, o que já está em norma e o que ainda precisa ser planejado de acordo com a norma”, complementa Júlio César. Os participantes receberão a certificação “Lead Implementer e Internal Auditor”, reconhecida internacionalmente pela QMS Certification Services (certificadora oficial ISO).
Para mais informações sobre o curso ISO 56002 – Sistema de Gestão da Inovação, acesse o site https://conteudo.isaebrasil.com.br/isaecoop.