Inverno começa nesta sexta-feira com o dia mais curto e a noite mais longa do ano

1 Min de leitura
Foto: Ricardo Marajó/SMCS

O inverno tem início oficial nesta sexta-feira (20), às 23h42, marcando a transição de estação no Hemisfério Sul. A data é marcada pelo solstício de inverno, um fenômeno astronômico que ocorre quando o Sol atinge sua maior distância angular em relação ao plano do equador terrestre. O evento é consequência da inclinação do eixo da Terra, responsável por alterar a forma como os raios solares incidem ao longo do ano.

Neste primeiro dia de inverno, o destaque fica para a duração da luz solar. Será o dia mais curto e a noite mais longa de 2025. Embora o Brasil, por estar em uma região tropical, sinta essa variação de forma mais sutil, o fenômeno é mais perceptível nos estados da Região Sul, onde a diferença no tempo de luz natural pode chegar a algumas horas em comparação com o verão.

O solstício de inverno é um marco importante no calendário anual, sinalizando a chegada de temperaturas mais baixas, principalmente nas regiões mais ao sul do país. A partir de agora, os dias começam a ficar gradativamente mais longos até a chegada da primavera, em setembro.

 

Compartilhe o artigo