Conecte-se conosco

Notícias

Internamentos por covid-19 bate recorde e situação tende a piorar nos próximos dias no Paraná

Publicado

em

Na última terça-feira (12) o Paraná bateu recorde de internamentos por covid-19, com com 2,7 mil pacientes. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), o crescimento no número de internamentos tem aumentado a cada dia e a tendencia é piorar, já que as consequências das festividades de ano novo devem vir nos próximos dias.

“Podemos sim ter um problema grave, de carência de leitos, levando o paciente a esperar mais pelo internamento, o que aumenta o risco de morte. Não estamos isentos disso de forma alguma”, enfatiza o diretor de Gestão em Saúde da Sesa, o médico Vinícus Filipak.

De acordo com o diretor o Paraná pode chegar ao estremo de não ter leitos para atender a todos e chagar em um colapso. Ele explica que o estado está incapacitado de abrir novos letos, já que não tem mais estrutura técnica para atender a demanda.

“Não é por falta de recursos que não podemos abrir mais leitos. É por falta de equipes, de profissionais, principalmente de UTI. Por isso o comportamento da população vai pesar muito nesse cenário nos próximos dias. Reforçamos: acreditem nas informações da Saúde Pública, não em fake news. Todos estão cansados de meses de pandemia, mas temos que continuar nos cuidando”, enfatiza o diretor de Gestão em Saúde da Sesa, ao Tribuna.