Nesta quinta-feira (11), um instrutor de circo que trabalhava para o município de Toledo, no Oeste do Paraná, foi preso sob a acusação de abuso sexual de menores. As investigações apontam que os abusos ocorreram durante as aulas do projeto “Circo da Magia”, destinado às crianças e adolescentes da região e realizado no contraturno escolar.
O delegado Antonio Laercio Sousa revelou que na residência do acusado foram encontrados e apreendidos celulares, notebooks e um HD externo, os quais serão submetidos a exames periciais. O instrutor, que já enfrentou acusações semelhantes em 1995 e novamente em 2023, desta vez foi detido devido ao fortalecimento do caso com novos depoimentos de testemunhas que corroboraram as alegações.
A Prefeitura de Toledo comunicou que o servidor estava afastado de suas funções desde o dia 5 de abril, quando surgiram as primeiras denúncias deste ano. A decisão de afastá-lo ocorreu imediatamente, e no mesmo dia foi instaurado um Processo Administrativo Disciplinar para investigar os fatos. A administração municipal também assegurou que está proporcionando todo o suporte necessário às vítimas, incluindo assistência jurídica e o encaminhamento para formalização das denúncias junto às autoridades policiais.
Ademais, foi enfatizado que a Prefeitura está comprometida em manter o programa “Circo da Magia”, garantindo a continuidade das atividades com a presença de profissionais de psicologia e serviço social para dar apoio necessário aos participantes. A Prefeitura reiterou, em nota, seu posicionamento de zero tolerância a qualquer forma de abuso, destacando que está empenhada em tomar todas as medidas necessárias para investigar e punir quaisquer atos ilícitos relacionados aos seus servidores.