Conecte-se conosco

Educação

Instituto Brincante apresenta oficina online gratuita para educadores, dentro das ações do Programa Guritiba

Publicado

em

Cred Divulgação

Na programação do Programa Guritiba no mês de novembro, o Instituto Brincante – instituição fundada com intenção de unir o processo artístico ao pedagógico em torno da cultura popular brasileira –, é um dos convidados do projeto sociocultural para conduzir a oficina “A Arte Brincante para Educadores nos Espaços de Ensino e Aprendizagem – Um olhar para a cultura brasileira”, que ocorre nos dias 3, 10, 17 e 24 de novembro, das 19h às 21h, com transmissão pelo Zoom.

A “Arte do Brincante” foi o primeiro curso realizado pelo Instituto Brincante, desde 1993. A proposta era passar adiante o conhecimento adquirido por Rosane Almeida e Antônio Nóbrega em suas pesquisas e itinerâncias pelos mundos da cultura popular. Foi a partir da colaboração de uma grande educadora, Maria Amélia Pereira (fundadora da Casa Redonda), que o casal consolidou o brincante, ou artista popular, como referência em muitas das habilidades que um educador ou todo tipo de profissional pode precisar.

É com base nestes artistas que o Instituto Brincante absorveu ferramentas para desenvolver importantes qualidades: a consciência corporal, o ritmo (tempo musical, tempo interno e social), a consciência cultural do País em sua riqueza, complexidade e potência, organização do corpo no espaço, bem como a organização da palavra para trabalhos coletivos.

Sobre a oficina – Voltada para educadores, o curso oferece conteúdos práticos e teóricos para enriquecer o debate e as dinâmicas de inserção da cultura popular brasileira no cotidiano dos espaços educativos e culturais. Com quatro aulas, de duração média de 2 horas cada, entre os assuntos abordados estarão a Cultura Popular Brasileira (trajetória e ressignificação), a contribuição indígena (corpo, dança e movimento), a contribuição africana (música, ritmos, toques e toadas) e também a contribuição ibérica (estruturas poéticas e melódicas com as palavras).

Palestra “A Lógica do Sensível” – Além da oficina, o Instituto Brincante também oferecerá no dia 25 de novembro, a partir das 19h, a palestra “A Lógica do Sensível”. Durante muito tempo na história humana, o corpo foi escola, professor e aluno. Em todas as manifestações populares, o corpo brinca, se enfeita, diverte, agradece e está presente. E hoje? Como é a estrutura da nossa escola corporal? Como aprende o corpo? O que nos ensina nosso corpo? A palestra busca trazer práticas e reflexões sobre novas possibilidades de inserir as dinâmicas populares no nosso cotidiano de ensino e aprendizagem.

A transmissão irá ocorrer pelo Youtube e Facebook do Programa Guritiba e ficará disponível para consulta pelo período de 30 dias (até 25 de dezembro). Toda a atividade do projeto tem caráter gratuito.

Programa Guritiba é uma realização do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura, apresentado pela New Holland Agriculture, Caterpillar e Banco CNH Industrial, com patrocínio da Fibracem e Novozymes, em parceria com o BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Laquila, Peróxidos do Brasil, Merco, Berneck e Schattdecor. Acompanhe o programa pelas redes sociais, pelo Facebook e Instagram @programa.guritiba ou pelo site www.programaguritiba.com.br. Toda programação conta com audiodescrição, assim como com intérprete de Libras.

Publicidade