O prazo para inscrição no Vestibular 2025 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) termina nesta quinta-feira, 22 de agosto. Os candidatos interessados têm até essa data para se inscrever no processo seletivo, que oferece 5.278 vagas distribuídas em 124 cursos nos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.
Com uma taxa de inscrição mantida em R$ 195,00 pelo terceiro ano consecutivo, os candidatos que já realizaram a inscrição e desejam fazer alterações, como mudança de curso, língua estrangeira, cidade para a realização da prova da primeira fase ou perfil socioeconômico, têm até o meio-dia de 27 de agosto para efetuar essas modificações. Para isso, será necessário o pagamento de uma taxa adicional de R$ 45,00.
A UFPR, conhecida por seu compromisso com a inclusão, reserva no mínimo 50% das vagas para estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. Esse percentual pode variar de acordo com o curso escolhido. Além disso, as cotas incluem reservas para candidatos de baixa renda, pretos e pardos, indígenas, pessoas com deficiência e, a partir deste ano, quilombolas, em conformidade com a revisão da Lei de Cotas realizada no ano passado.
Outra mudança importante diz respeito ao critério de renda para a categoria de cotas, que passou a admitir, no máximo, um salário mínimo mensal por pessoa da família, em comparação ao limite anterior de 1,5 salário mínimo. Os candidatos que optarem pelas vagas reservadas deverão passar por bancas de validação de autodeclaração, que variam entre entrevistas por videoconferência para pretos e pardos e a submissão de documentos comprobatórios para as demais categorias.
As provas do Vestibular UFPR 2025 serão realizadas em duas fases. A primeira fase, agendada para 20 de outubro, consistirá em uma prova com 90 questões objetivas, abrangendo disciplinas como Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Filosofia e Sociologia. O local da prova pode ser escolhido no momento da inscrição, com opções em 11 cidades, incluindo Curitiba, Londrina e Maringá.
Para os candidatos que avançarem à segunda fase, o desafio continua com a prova de Produção e Compreensão de Textos, marcada para 1º de dezembro. No dia seguinte, os candidatos de cursos que exigem conhecimentos específicos farão provas adicionais, enquanto os aspirantes ao curso de Música enfrentarão uma Prova Teórica Objetiva na mesma data.
O resultado final do Vestibular 2025 da UFPR está previsto para ser divulgado em 17 de janeiro de 2025, encerrando um processo seletivo marcado pela diversidade de oportunidades e a inclusão social.
Os interessados devem ficar atentos às datas e não deixar para a última hora, garantindo sua participação em um dos vestibulares mais importantes do estado e, consequentemente, sua chance de ingressar em uma das universidades mais prestigiadas do Brasil.