O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), em parceria com o Programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão, promoverá a 5ª edição do Casamento Coletivo no próximo dia 18 de maio de 2025, em um dos espaços mais simbólicos de Curitiba: a Arena da Baixada. A iniciativa tem como propósito garantir o acesso à cidadania e promover a inclusão social, possibilitando que casais em situação de vulnerabilidade oficializem gratuitamente sua união civil.
A ação é realizada em conjunto com o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e conta ainda com o apoio dos Cartórios de Registro Civil de Curitiba e Região Metropolitana, das prefeituras municipais, além do Clube Athletico Paranaense e outras instituições parceiras.
Casais interessados em participar da cerimônia têm até o dia 10 de maio para realizar a inscrição, que deve ser feita presencialmente em um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou no Cartório de Registro Civil mais próximo. Para efetuar o cadastro, é necessário apresentar documento de identidade (RG), certidão de nascimento ou certidão de casamento com averbação de divórcio, comprovante de residência e declaração de renda familiar de até três salários mínimos por casal. As inscrições estão abertas a moradores de todo o Estado do Paraná.
Além da oficialização gratuita da união, os casais também serão acolhidos por uma campanha solidária que visa arrecadar trajes sociais e vestidos de noiva. O objetivo é proporcionar mais dignidade e autoestima para os participantes no dia da cerimônia. As doações podem incluir vestidos de noiva, ternos, calçados e acessórios, e estão sendo recebidas nos seguintes pontos do Sesc em Curitiba:
Sesc Água Verde – Av. República Argentina, 944
Sesc Portão – Rua João Bettega, 770
Sesc da Esquina – Rua Visconde do Rio Branco, 969
Sesc Paço da Liberdade – Praça Generoso Marques, 189
Sesc Centro – Rua José Loureiro, 579 – 2º andar
Na Região Metropolitana, há ponto de coleta em São José dos Pinhais:
Sesc São José dos Pinhais – Rua Rocha Pombo, 286
O TJPR também disponibilizou caixas de arrecadação em diversas unidades em Curitiba, incluindo o Palácio da Justiça, Prédio Anexo, Sede Mauá, Centro Judiciário/Fórum Criminal, Fóruns Cível 1 e 2, Fórum da Família, Fórum dos Juizados Especiais, além das sedes Pery Moreira e Álvaro Ramos.