O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou um aviso de tempestade com grau de severidade classificado como “Perigo Potencial” para esta segunda-feira, 30 de dezembro de 2024. O alerta terá início às 12h e permanecerá válido até as 22h, abrangendo várias regiões do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Durante o período de alerta, são esperadas chuvas intensas com acumulados entre 20 e 30 mm por hora, podendo alcançar até 50 mm no dia. Ventos fortes, variando entre 40 e 60 km/h, e queda de granizo também estão previstos. Apesar do potencial de danos, o risco é considerado baixo para corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Para minimizar os impactos das condições climáticas, o INMET recomenda atenção redobrada e a adoção de medidas preventivas:
- Rajadas de vento: Evite abrigar-se sob árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas. Também não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
- Aparelhos eletrônicos: Evite utilizar dispositivos ligados à tomada durante a tempestade.
- Emergências: Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) ou ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Áreas afetadas
O aviso inclui diversas regiões do Sul e Sudeste, como:
- Paraná: Norte Pioneiro Paranaense, Metropolitana de Curitiba, Sudeste Paranaense, Centro Oriental Paranaense, Centro-Sul Paranaense e Serrana.
- Santa Catarina: Grande Florianópolis, Norte Catarinense, Oeste Catarinense e Sul Catarinense.
- São Paulo: Metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba Paulista, Macro Metropolitana Paulista, Itapetininga, Marília, São José do Rio Preto, Piracicaba, Assis e Bauru.
- Rio Grande do Sul: Noroeste Rio-grandense e Nordeste Rio-grandense.