O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade para diversas regiões do Paraná nesta quarta-feira (10). De acordo com o órgão, as áreas mais afetadas devem ser a região norte, a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e alguns municípios da região central do estado. O aviso prevê chuvas intensas, com acumulados de até 100 milímetros por dia, e ventos fortes que podem alcançar até 100 km/h.
Segundo os meteorologistas, há riscos significativos associados a essas condições climáticas adversas, incluindo cortes de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) reforça que o tempo permanecerá instável ao longo do dia, especialmente na faixa norte do estado, onde a chuva será mais contínua e persistente.
Nas regiões metropolitanas de Curitiba, litoral e Campos Gerais, a previsão é de chuva fraca, enquanto da região central para o oeste do Paraná, a chuva pode dar uma trégua, mas o tempo continuará com muita nebulosidade. Além disso, o frio persistirá durante esta semana em todo o estado, com temperaturas variando entre mínimas de 6ºC e máximas de 24ºC nas principais cidades paranaenses.
Cidades que podem ser afetadas pelo temporal
Entre as cidades com maior risco de serem atingidas pela tempestade estão Abatiá, Adrianópolis, Alto Paraná, Alvorada do Sul, Andirá, Ângulo, Antonina, Apucarana, Arapongas, Arapoti, Assaí, Astorga, Atalaia, Bandeirantes, Barra do Jacaré, Bela Vista do Paraíso, Bocaiúva do Sul, Cafeara, Califórnia, Cambará, Cambé, Cambira, Campina Grande do Sul, Carlópolis, Castro, Centenário do Sul, Cerro Azul, Colorado, Congonhinhas, Conselheiro Mairinck, Cornélio Procópio, Cruzeiro do Sul, Curiúva, Diamante do Norte, Doutor Ulysses, Figueira, Florestópolis, Flórida, Guairaçá, Guapirama, Guaraci, Guaraqueçaba, Ibaiti, Ibiporã, Iguaraçu, Inajá, Itaguajé, Itambaracá, Jaboti, Jacarezinho, Jaguapitã, Jaguariaíva, Japira, Jardim Olinda, Jataizinho, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Leópolis, Lobato, Londrina, Lupionópolis, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Marilândia do Sul, Maringá, Miraselva, Munhoz de Melo, Nossa Senhora das Graças, Nova América da Colina, Nova Esperança, Nova Fátima, Nova Santa Bárbara, Ortigueira, Paranacity, Paranapoema, Paranavaí, Pinhalão, Piraí do Sul, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Presidente Castelo Branco, Primeiro de Maio, Quatiguá, Rancho Alegre, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Rolândia, Sabáudia, Salto do Itararé, Santa Amélia, Santa Cecília do Pavão, Santa Fé, Santa Inês, Santa Mariana, Santana do Itararé, Santo Antônio da Platina, Santo Antônio do Caiuá, Santo Antônio do Paraíso, Santo Inácio, São Jerônimo da Serra, São João do Caiuá, São José da Boa Vista, São Sebastião da Amoreira, Sapopema, Sarandi, Sengés, Sertaneja, Sertanópolis, Siqueira Campos, Tamarana, Telêmaco Borba, Terra Rica, Tomazina, Tunas do Paraná, Uniflor, Uraí, Ventania e Wenceslau Braz.
Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Para relatar problemas relacionados a cortes no fornecimento de energia e quedas de postes, os cidadãos devem entrar em contato com a Copel pelo telefone 0800 51 00 116. Recomenda-se que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas, não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, desliguem aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, e mantenham distância de locais com fios rompidos ou postes quebrados.