A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCRJ) e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), cumpriu um mandado de busca e apreensão contra um homem, de 24 anos, suspeito de praticar o crime de stalking. A ação aconteceu nesta terça-feira (18) em Niterói, no Rio de Janeiro, onde o indivíduo reside.
Conforme apurado, o crime vinha sendo cometido desde o ano de 2022 contra uma influencer digital que residia em Curitiba. Devido à perseguição, ela se mudou para Santa Catarina.
Segundo o delegado da PCPR Thiago Soares, não havia qualquer relação anterior entre o investigado e a vítima.
“Por meio de perfis falsos nas redes sociais ele proferia diversas ameaças graves à vida da vítima e proferia insultos, especialmente quando ela estava em relacionamentos amorosos. Ele chegava a enviar fotos dos locais que ela frequentava como forma de intimidação”, explica Soares.
Após o registro de boletins de ocorrência no Paraná e em Santa Catarina, o Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber) da PCPR, junto ao Cybergaeco do MPSC, conseguiram identificar e localizar o autor do stalking.
O mandado de busca e apreensão foi cumprido na residência do investigado. No local, foram apreendidos o celular e o notebook do indivíduo, que passarão por perícia a fim de coletar informações que auxiliem no andamento das investigações.
Além do mandado, foi determinada a proibição de acesso pelo suspeito às redes sociais. O eventual descumprimento poderá ensejar sua prisão preventiva.
As investigações prosseguem a fim de apurar por completo os fatos. O homem poderá responder pelos crimes de ameaça, perseguição e injúria.