fbpx Índices do IBGE demonstram a retomada do crescimento em São José dos Pinhais. | XV Curitiba
Conecte-se conosco

Notícias

Índices do IBGE demonstram a retomada do crescimento em São José dos Pinhais.

Publicado

em

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o principal provedor de informações geográficas e estatísticas do Brasil, onde suas informações e dados são fundamentais para conhecer a realidade do país, estados e municípios. E com base nestes dados a administração pública de São José dos Pinhais constatou um crescimento expressivo em seus índices.

Após um período de desaceleração do crescimento e desenvolvimento que afetou, não somente São José dos Pinhais, mas todo o Brasil, desde 2017 o município vem se recuperando e alcançando índices positivos.

O Produto Interno Bruto (PIB), por exemplo, que representa a soma de toda a riqueza produzida (bens e serviços finais) – é um indicador econômico que está relacionado com a atividade econômica, mostrou crescimento sólido, onde em 2017, São José dos Pinhais foi o 2º no ranking do Paraná e subiu da posição 39 para o 35º lugar no ranking do Brasil, um dos maiores índices de crescimento dentro do estado do Paraná se comparado com os números de 2016, com mais de 12% de crescimento.

Tais índices se dão pela retomada do setor industrial, que já em 2017 apontou crescimentos em suas atividades produtivas e econômicas. Destaque no Estado para o setor automotivo que obteve um crescimento em 2019 de 25,7% em relação ao ano de 2018. O Paraná comemora o crescimento de 5,7% na produção industrial em 2019, levando-se em conta que São José dos Pinhais é o terceiro maior pólo automotivo do Brasil, o município tem grande contribuição para os bons índices de crescimento e desenvolvimento.

A atual gestão, nos últimos três anos teve que tomar a frente de muitas situações, a fim de manter os serviços prestados pela administração pública à população. Reestruturação da máquina pública, medidas impopulares, redução de percentual de salários de altos cargos, modernização de operações cotidianas que geraram economia ao erário público, dentre outras posturas adotadas.

Neste cenário São José dos Pinhais voltou a crescer e se desenvolver, por meio de um conjunto de fatores: a retomada da atividade industrial e de serviços, ações da gestão pública, produtividade no campo, investimentos em infraestrutura, entre outros. O que colaborou com os ótimos índices tanto do município (PIB, geração de novos postos de trabalho, etc), quanto ao Estado, conforme números do IBGE.

Cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter
Cadastre o seu email
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
We respect your privacy
Publicidade

NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

PARCEIROS

PUBLICIDADE