Uma idosa de 79 anos, moradora do município de Toledo, no Paraná, foi vítima de um golpe ao acreditar que estava namorando virtualmente o bilionário Elon Musk. O caso veio à tona nesta segunda-feira, 23 de setembro, após a Polícia Civil do Paraná iniciar uma investigação, revelada após a mulher ter comprado diversos cartões-presente de uma loja da Apple, a pedido do suposto namorado.
O golpe foi descoberto quando funcionários da loja, desconfiados das repetidas compras realizadas pela vítima, entraram em contato com a polícia. Segundo o delegado responsável pelo caso, Rodrigo Batista, a idosa relatou que havia sido instruída por quem acreditava ser o empresário Elon Musk a comprar os cartões. De acordo com o relato da vítima, o suposto Musk havia prometido ressarcir o valor gasto quando viesse ao Brasil, além de trazer uma grande quantia em dólares.
“Acreditando estar envolvida em um relacionamento com o empresário Elon Musk, ela realizava as compras de cartões-presente da empresa e enviava fotos dos mesmos para ele. A vítima informou que estava sendo contatada através de um número de telefone com código internacional da Nigéria,” afirmou o delegado Rodrigo Batista, em entrevista ao portal G1.
No total, a idosa gastou cerca de R$ 4 mil com os cartões-presente, acreditando que fazia parte de uma dinâmica do relacionamento e que em breve seria compensada financeiramente pelo empresário. A Polícia Civil alerta que este tipo de golpe, conhecido como “romance scam”, é comum e afeta principalmente pessoas mais vulneráveis emocionalmente, que são convencidas de que estão em um relacionamento amoroso com figuras públicas ou personalidades de destaque.