A partir desta segunda-feira (19), Curitiba tem um novo ponto de apoio para os pacientes que precisam de internação. Com a presença do prefeito Rafael Greca, do ministro da Saúde, Ricardo Barros, da vice-governadora Cida Borguetti e da secretária municipal da Saúde, Marcia Huçulak, foi reaberto o Hospital São Vicente da CIC. A unidade volta a funcionar após passar três anos sem atividades e coloca à disposição do município 25 leitos de retaguarda – destinados ao encaminhamento de pacientes que entram pela Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e precisam, em seguida, de internamento.
Fonte: Prefeitura de Curitiba
A partir de junho, outros 25 leitos serão abertos no hospital, que atenderá pacientes de baixa e média complexidade nas especialidades de oncologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, neurologia, ortopedia, traumatologia, coloproctologia, nefrologia. “Isso torna mais dinâmico o processo de internamento de quem esteve em atendimento na urgência e emergência, dando folga para que as UPAs não fiquem sobrecarregadas”, destacou o prefeito Rafael Greca.
Greca também ressaltou que a retomada dos trabalhos só foi possível com esforços conjuntos da Fundação de Estudos das Doenças do Fígado Kotoulas Ribeiro (Funef), mantenedora do hospital, da Prefeitura de Curitiba e dos governos estadual e federal. O anúncio dos investimentos para a abertura desses leitos havia sido feito em outubro do ano passado, com recursos do Ministério da Saúde.
Foto: Daniel Castellano / SMCS