O Hospital Pequeno Príncipe, mantendo sua postura de transparência, ética e responsabilidade, informa que registrou dois casos de COVID-19 entre seus pacientes. As crianças têm 6 e 11 anos, passam bem, já tiveram alta e serão acompanhadas à distância pelas equipes da instituição, recebendo todos os cuidados necessários. Os casos foram detectados após teste realizado no fim de semana.
Os pacientes estavam assintomáticos, com exames complementares normais e tinham alta prevista para o sábado, dia 4, quando deixaram a instituição. No entanto, como a instituição identificou casos positivos entre os colaboradores da unidade na qual eles estavam internados, preventivamente, testou todos os quatro pacientes que tiveram contato com tais profissionais. Dois deles apontaram resultado positivo.
A testagem dos profissionais faz parte de uma série de medidas preventivas que o hospital vem tomando desde janeiro para o enfrentamento a COVID-19. A instituição já realizou mais de 100 testes em seus profissionais, e teve 12 casos positivos – sendo seis deles na área administrativa, em um prédio que fica fora da unidade hospitalar. Todos os colaboradores foram afastados das suas funções.
A disseminação do coronavírus está na fase comunitária, o que torna o controle da doença ainda mais difícil. No caso das crianças identificadas com COVID-19, como elas têm contato também com seus familiares que utilizam espaços públicos, torna-se impossível precisar a origem da contaminação