Ad image

Homicídios em Curitiba diminuíram 37%, afirma comandante da PM

XV CURITIBA
3 Min Read
Módulo Móvel na praça Eufrásio Correia. Curitiba, 24-10-14. Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

Nesta quarta-feira (10), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu a visita durante a Tribuna Livre do coronel Péricles de Matos, comandante geral da Polícia Militar do Paraná. O militar veio à Casa para realizar uma prestação de contas das atividades da corporação. O convidado foi saudado pelo presidente da Câmara, vereador Sabino Picolo (DEM). O parlamentar agradeceu ao coronel pelo apoio dado ao plano para aumentar a segurança na praça Eufrásio Correia. “Já vimos uma viatura no local e sabemos que há a intenção de manter uma viatura, senão permanente, quase todos os dias”.

Péricles anunciou a diminuição do homicídio em Curitiba em 37% e a redução desse delito em todo o estado do Paraná em 19%. “Nós cientificamente racionalizamos o emprego policial nos pontos que realmente demandam sem negligenciarmos a parte preventiva”. Ainda de acordo com o comandante, houve uma redução de 25 mil roubos e furtos no estado em 2018. Péricles disse que os vereadores poderiam informar à PM os locais com maiores problemas de segurança, para que a entidade possa encaminhar seus módulos móveis.

O convidado explicou que a Polícia militar atende 11 milhões de cidadãos no estado do Paraná. São 9.900 policiais trabalhando 24 horas por dia. Em Curitiba, que tem 1,9 milhão de habitantes (3,3 mi contando as cidades da Região Metropolitana), são 4 batalhões operacionais mais o Bptran e o Regimento de Cavalaria. “Nós temos uma boa proporção de policiais por habitante e, no momento, já tivemos aceno do governador [Ratinho Junior] de que haverá uma nova contratação de policiais militares”. Além de prestar serviços à comunidade, a Polícia Militar também apoia o Poder Judiciário, o Legislativo, outras entidades do Executivo Estadual, o Ministério Público, e também prefeituras, principalmente em atividades assistenciais”, explicou o oficial. Para ele, a vocação da polícia é a de garantir os direitos da população.

O comandante da Polícia Militar destacou o aplicativo 190, pelo qual o cidadão pode reportar as demandas. De acordo com o militar, são 22.713 chamados ao mês, 747 por dia, 31 por hora. “Com esse instrumento podemos dar muito mais celeridade no atendimento ao cidadão”, disse ele que complementou: “estamos também desenvolvendo aplicativos para atender mulheres na perspectiva da Lei Maria da Penha”.

Share this Article
Posted by XV CURITIBA
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.