fbpx
Conecte-se conosco

Curitibanices

Homicídios em Curitiba diminuíram 37%, afirma comandante da PM

Publicado

em

Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

Nesta quarta-feira (10), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu a visita durante a Tribuna Livre do coronel Péricles de Matos, comandante geral da Polícia Militar do Paraná. O militar veio à Casa para realizar uma prestação de contas das atividades da corporação. O convidado foi saudado pelo presidente da Câmara, vereador Sabino Picolo (DEM). O parlamentar agradeceu ao coronel pelo apoio dado ao plano para aumentar a segurança na praça Eufrásio Correia. “Já vimos uma viatura no local e sabemos que há a intenção de manter uma viatura, senão permanente, quase todos os dias”.

Péricles anunciou a diminuição do homicídio em Curitiba em 37% e a redução desse delito em todo o estado do Paraná em 19%. “Nós cientificamente racionalizamos o emprego policial nos pontos que realmente demandam sem negligenciarmos a parte preventiva”. Ainda de acordo com o comandante, houve uma redução de 25 mil roubos e furtos no estado em 2018. Péricles disse que os vereadores poderiam informar à PM os locais com maiores problemas de segurança, para que a entidade possa encaminhar seus módulos móveis.

O convidado explicou que a Polícia militar atende 11 milhões de cidadãos no estado do Paraná. São 9.900 policiais trabalhando 24 horas por dia. Em Curitiba, que tem 1,9 milhão de habitantes (3,3 mi contando as cidades da Região Metropolitana), são 4 batalhões operacionais mais o Bptran e o Regimento de Cavalaria. “Nós temos uma boa proporção de policiais por habitante e, no momento, já tivemos aceno do governador [Ratinho Junior] de que haverá uma nova contratação de policiais militares”. Além de prestar serviços à comunidade, a Polícia Militar também apoia o Poder Judiciário, o Legislativo, outras entidades do Executivo Estadual, o Ministério Público, e também prefeituras, principalmente em atividades assistenciais”, explicou o oficial. Para ele, a vocação da polícia é a de garantir os direitos da população.

O comandante da Polícia Militar destacou o aplicativo 190, pelo qual o cidadão pode reportar as demandas. De acordo com o militar, são 22.713 chamados ao mês, 747 por dia, 31 por hora. “Com esse instrumento podemos dar muito mais celeridade no atendimento ao cidadão”, disse ele que complementou: “estamos também desenvolvendo aplicativos para atender mulheres na perspectiva da Lei Maria da Penha”.

Cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter
Cadastre o seu email
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
We respect your privacy

Comments

comments

Siga o BRDE nas redes sociais!

CADASTRAMENTO ESCOLAR 2020

NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

PARCEIROS

MAIS LIDAS

Copyright © 2012 XV Curitiba