Jean Machado Ribas, de 23 anos, foi preso nesta quarta-feira (16) após se entregar à Polícia Civil em Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. Ele era procurado há 29 dias, acusado de manter sua companheira e o filho do casal, de 4 anos, em cárcere privado por cerca de cinco anos.
A vítima foi resgatada no dia 14 de março, em Itaperuçu, também na Região Metropolitana, depois de conseguir enviar um pedido de socorro por e-mail à Casa da Mulher Brasileira. O resgate foi realizado por equipes da Polícia Militar do Paraná.
Jean foi indiciado por cárcere privado, ameaça, violência psicológica e descumprimento de medida protetiva. Na época do resgate, ele chegou a ser preso em flagrante, mas foi liberado após audiência de custódia no dia 16 de março, após o Ministério Público do Paraná se manifestar contra a prisão preventiva. No entanto, no dia seguinte, o MP-PR reconsiderou a decisão e solicitou a prisão preventiva, alegando risco à segurança da vítima e de seus familiares. O Tribunal de Justiça do Paraná aceitou o pedido, e a polícia iniciou buscas pelo suspeito, que não foi localizado naquele momento.
Durante a fuga, um homem chegou a ser preso no Distrito Federal alegando ser Jean, mas uma perícia comprovou que se tratava de outra pessoa. A prisão do verdadeiro suspeito aconteceu nesta quarta-feira, após a polícia ser informada, na terça (15), pelo advogado de Jean de que ele se apresentaria. Por precaução, a entrega foi feita no escritório do defensor e o acusado foi conduzido por viatura descaracterizada à delegacia, onde chegou por volta das 14h30. Ele passará por nova audiência de custódia.
A vítima relatou que era monitorada por uma câmera de segurança instalada na porta da residência, o que dificultava qualquer tentativa de fuga ou pedido de ajuda.