A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem de 63 anos em Irati, na região dos Campos Gerais, na sexta-feira (26), por maus-tratos a animais. A ação, realizada com o apoio da Secretaria de Defesa Animal, resultou no resgate de nove animais em condições precárias, incluindo dois cachorros, uma mula e sete cavalos.
As investigações começaram em março após denúncias de que o suspeito mantinha cavalos amarrados em propriedades alheias e à beira da estrada, sem cuidados básicos. Novas denúncias revelaram que o homem também mantinha cachorros sem água e amarrados com cordas curtas em sua casa.
O delegado Rafael Rybandt explicou que o Ministério Público ofereceu ao suspeito um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), que ele recusou. Em resposta, foi solicitada a prisão preventiva do homem, que foi cumprida durante a operação. Os animais foram encontrados em condições insalubres e o suspeito foi levado ao sistema penitenciário.
A PCPR solicita à população que continue denunciando maus-tratos a animais de forma anônima pelos números 197 (PCPR) ou 181 (Disque-Denúncia).