Homem é preso após ser flagrado por câmera abandonando cachorra na Grande Curitiba

2 Min de leitura
Crédito: Divulgação / Prefeitura de São José dos Pinhais.

Um homem foi preso em flagrante na manhã desta quarta-feira (30) pela Guarda Municipal de São José dos Pinhais após abandonar uma cachorra em via pública. A ação foi registrada por uma das câmeras da Muralha Digital, instaladas na Rua do Moranguinho, no bairro Rio Pequeno.

As imagens mostram o momento exato em que o homem estaciona uma camioneta, abre a caçamba e retira o animal, deixando-o sozinho na rua. Com base na placa do veículo, os agentes da GM localizaram rapidamente o autor do crime, que foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia da cidade.

O sistema de monitoramento Muralha Digital conta atualmente com 1.050 câmeras espalhadas por São José dos Pinhais e tem registrado, em média, 60 crimes ambientais por mês. Embora nem todos os casos possam ser atendidos imediatamente, os registros são repassados à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que realiza as notificações e aplica multas aos infratores.

Ainda neste mês de abril, a Secretaria de Segurança e Defesa Social do município iniciou a terceira fase do programa. Agora, tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem integrar suas câmeras de segurança ao sistema da Muralha Digital, ampliando a cobertura de monitoramento da cidade.

Quem deseja contribuir com a segurança local pode fazer o pré-cadastro por meio do site oficial da prefeitura. A expectativa é incorporar cerca de 500 novas câmeras cidadãs ao sistema nesta nova etapa.

 

Compartilhe o artigo