Um homem de 48 anos foi detido na noite desta terça-feira (24/7) por suspeita de arrombar a Escola Municipal Omar Sabbag, no bairro Cajuru, e tentar furtar três aparelhos de televisão.
Após o alarme da unidade disparar, por volta das 21h, a ocorrência foi atendida pela empresa G5, contratada pela Prefeitura para fazer a segurança das escolas, com apoio da Guarda Municipal, que enviou uma viatura ao local. O suspeito foi encaminhado à Central de Flagrantes.
A Secretaria Municipal da Educação mantém contrato com a empresa G5 para o serviço de monitoramento interno (áreas cobertas por sensores) das escolas e creches. Cabe à empresa repor itens furtados dentro dessas áreas monitoradas.
Desde o dia 16 de julho as escolas estão fechadas devido ao recesso escolar, mas o monitoramento da equipe de segurança é constante.
Prejuízos
A Secretaria Municipal da Educação contabiliza gasto médio anual de R$ 310 mil para recuperação de escolas e creches que sofrem algum tipo de vandalismo. O valor inclui reposição de vidros, esquadrias, cabos, tubulações, grades, telhas, portas e serviços de pintura.
A população que vive perto das escolas e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba pode contribuir para que as unidades estejam protegidas da ação de vândalos.
O apoio da comunidade é importante para que a Guarda Municipal, a polícia e a empresa de segurança possam agir rapidamente. Além do telefone 153 da Guarda, é possível ligar para a empresa G5, no 3045 7940.