Nesta sexta-feira, às 16h (horário de Brasília), Holanda e França se enfrentam em um jogo decisivo pela Eurocopa 2024. A partida, válida pela segunda rodada do Grupo D, promete ser emocionante, com as duas seleções buscando garantir uma vaga nas oitavas de final do torneio.
A Holanda, que terminou em quarto lugar na última edição da Liga das Nações, estreou com uma vitória por 2 a 1 sobre a Polônia, assumindo a liderança do Grupo D devido ao maior número de gols marcados. Na edição anterior da Eurocopa, a equipe holandesa teve um desempenho impecável na fase de grupos, mas acabou eliminada nas oitavas de final pela República Tcheca, deixando seus torcedores desapontados.
O treinador da Holanda, Ronald Koeman, destacou a importância da vitória na estreia para a confiança da equipe. “Se você vence a primeira partida, isso traz calma e confiança. Precisaremos disso contra uma França forte, que jogou muito bem nos últimos anos. Sabemos o que esperar. Precisamos ser excelentes para conseguir o resultado que queremos”, afirmou Koeman.
Por outro lado, a França, vice-campeã da Copa do Mundo de 2022, conta com um elenco em grande fase. Na estreia, os franceses venceram a Áustria por 1 a 0, graças a um gol contra do zagueiro Wober. A expectativa da torcida francesa está centrada em Kylian Mbappé, que sofreu uma fratura no nariz na partida de estreia. Embora tenha sido decidido que não será necessária uma cirurgia, Mbappé jogará com uma máscara de proteção, caso seja utilizado pelo técnico Didier Deschamps.
Deschamps mostrou-se otimista em relação à recuperação de Mbappé. “Tudo está indo na direção certa, depois do grande choque que sofreu. Ontem ele pôde ir a campo e fazer algumas atividades. Será esse o caso nesta noite também. Está evoluindo no caminho certo para garantir que possa estar disponível”, declarou o treinador francês.
Historicamente, Holanda e França se enfrentaram três vezes na Eurocopa, com a Holanda levando a melhor em duas ocasiões e empatando uma vez nas quartas de final de 2000, sendo eliminada nos pênaltis. No total de confrontos, a França tem vantagem, com 15 vitórias contra 11 dos holandeses.
O jogo desta sexta-feira será realizado no Estádio de Leipzig, em Leipzig, Alemanha. As prováveis escalações são:
Holanda: Verbruggen; Dumfries, De Vrij, Van Dijk, Aké; Reijnders, Schouten, Veerman; Simons, Depay, Gakpo. Técnico: Ronald Koeman
França: Maignan; Koundé, Saliba, Upamecano, Hernández; Griezmann, Kanté, Rabiot; Dembélé, Giroud, Thuram (Mbappé). Técnico: Didier Deschamps