O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, destacou a atuação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta sexta-feira (19/7), durante a assinatura de um novo contrato do BNDES com a Embraer, em São José dos Campos, interior de São Paulo. Mercadante ressaltou os desafios enfrentados por Haddad para equilibrar as contas públicas, em meio às críticas crescentes.
“Fernando Haddad tem comido o pão que o diabo amassou para ajudar a colocar em ordem as contas que nós herdamos e está entregando resultados”, afirmou Mercadante. Ele citou conquistas importantes do ministro, como o melhor nível de emprego da história do Brasil, aumento da renda e redução do desemprego.
Haddad tem sido alvo de críticas nas redes sociais, ganhando apelidos como “Taxad”, “Zé do Taxão” e “Taxa Humana”. As críticas são direcionadas às suas políticas de taxação das compras internacionais, ao fim da desoneração da folha de pagamentos de certos setores econômicos e municípios, e às propostas de tributação de offshores e fundos exclusivos.
No mesmo dia, em outro evento em São José dos Campos, o presidente Lula também expressou seu apoio a Haddad, tentando tranquilizá-lo diante das críticas. “Vivo um momento político muito especial e digo para o Haddad todos os dias: não se preocupe, as coisas vão dar certo”, declarou Lula.