Em um movimento que pode reconfigurar a paisagem política de Curitiba e do Paraná, Gustavo Fruet, ex-prefeito da capital paranaense entre 2013 e 2016, estuda a possibilidade de retornar ao MDB, partido que deixou em 2005. A informação vem após Zeca Melo, então presidente do MDB municipal de Curitiba, renunciar ao cargo que ocupava no governo para focar na organização das chapas majoritárias e proporcionais para as próximas eleições. A movimentação seria uma das condições impostas por Fruet para considerar sua volta à legenda.
Descontentamento no PDT
Fruet atualmente está no PDT, mas demonstra descontentamento com a gestão do presidente estadual, Goura Narataj. Segundo fontes próximas, o ex-prefeito está insatisfeito com as recentes mudanças ideológicas e organizacionais promovidas por Narataj no partido. Tal cenário reduziria as chances de Fruet em concorrer novamente à prefeitura pelo Palácio 29 de Março nas próximas eleições municipais.
O Fator “Federação Brasil da Esperança”
Outro ponto de discórdia seria a aproximação de Goura Narataj com a “Federação Brasil da Esperança” para a formação de uma Frente Ampla de Esquerda. Fruet vê nessa aproximação um fortalecimento indesejado do PT tanto no cenário estadual quanto no nacional, relegando o PDT a um papel secundário.
O “MDB Velho de Guerra”
Com a saída de Zeca Melo do governo para focar nas eleições, há espaço para a reentrada de Fruet no que ele chama de “MDB Velho de Guerra”. Fruet havia saído do partido há 18 anos, em parte por desentendimentos com o então “exterminador de lideranças” do MDB, Roberto Requião, que hoje está no PT.
A especulação sobre o retorno de Fruet ao MDB sugere uma possível reconfiguração política na capital e até mesmo em todo o estado do Paraná. A decisão, entretanto, ainda está em aberto e pode depender de diversas variáveis, incluindo negociações de bastidores que ainda estão em andamento.
O cenário político de Curitiba permanece, portanto, incerto e fluido, com alianças e desavenças sendo formadas e desfeitas rapidamente, e o ex-prefeito Gustavo Fruet emerge como uma figura chave nesse complexo tabuleiro.