A Administração Regional Boqueirão vistoriou uma Área de Proteção Ambiental do Iguaçu, no bairro Alto Boqueirão, após denúncia anônima feita pela Central 156, sobre possível uso do terreno como aterro e tentativa de ocupação do território.
Com apoio da Guarda Municipal, a ação buscou também reforçar a proteção da área e da vegetação nativa. Além da vistoria, foi aberta no terreno uma vala de drenagem para facilitar o escoamento das águas da rua. Os moradores vizinhos à região receberam ainda orientações sobre a importância da preservação ambiental e como fazer denúncias contra o corte irregular de árvores.
Plantio eficiente
Na última terça-feira (19), o terreno recebeu ainda 30 mudas de árvores nativas como parte do Projeto 100 mil árvores do município. O corte irregular de árvores pode ser denunciado através da Central 156 ou ainda pelo Aplicativo 156. As denúncias podem ser anônimas.
Já a ocupação de imóveis públicos configura crime de “esbulho possessório”, previsto no inciso II, parágrafo 1º do Artigo 161 do Código Penal Brasileiro.
Como denunciar
Qualquer pessoa pode avisar o município sobre casos suspeitos contra o meio ambiente ou ocupação irregular de imóveis públicos através dos telefones 156 ou 153 da Guarda Municipal ou ainda pelo Aplicativo 156.
As Administrações Regionais também prestam esclarecimentos rotineiramente e atendem às dúvidas dos moradores dos bairros de Curitiba.