A Guarda Municipal recuperou 200 metros de cabos de telefonia na madrugada desta quinta-feira (25/4). O material foi encontrado no porta-malas de um veículo Fiat Prêmio, no Umbará.
Um morador percebeu que dois homens estavam retirando os cabos de postes em frente à Escola Municipal Nathalia de Conto Costa e denunciou à Guarda Municipal pelo telefone 153.
“Ao chegar ao local, a equipe conseguiu abordar um dos suspeitos de participar da ação”, diz o chefe do núcleo Bairro Novo da Defesa Social, inspetor Jonatas Barbosa de Lima. A outra pessoa que teria participado do furto não foi localizada.
O homem foi preso e encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil. Ele tem outras nove passagens pela polícia por crimes como furto qualificado, porte ilegal de arma e receptação. Na última semana, o mesmo homem havia sido preso pela Polícia Militar ao ser flagrado furtando fiação telefônica em São José dos Pinhais.
De acordo com o chefe do núcleo da Defesa Social, a ocorrência demonstra a importância da participação da população para inibir vandalismo e furtos. “Sempre que verificar uma conduta suspeita, o cidadão pode recorrer ao telefone de emergência 153, do Centro de Operações da Defesa Social, para a equipe mais próxima ir ao local averiguar”, reforça o inspetor.
Xaxim
Na madrugada de quarta-feira (24/4), um homem foi preso e um adolescente apreendido em flagrante pela Guarda Municipal após serem flagrados furtando objetos no Centro de Esporte e Lazer (CEL) Xaxim.
Os guardas faziam ronda pela Rua Ana Aparecida Lopes Canet, no Xaxim, quando perceberam que uma das janelas do complexo esportivo estava quebrada e com sinais de arrombamento.
“Ao entrar no centro de esporte nos deparamos com o local bagunçado. Objetos como caixas de som e computadores estavam empilhados para serem furtados pelos suspeitos, que ainda estavam no local", conta o chefe do núcleo da Defesa Social no Boqueirão, Vilson Stempinhaki.
O homem tem 39 anos e estava com mandado em aberto por furto de veículos. Ele foi levado para a Central de Flagrantes da Polícia Civil. Já o adolescente, de 17 anos, foi encaminhado para a Delegacia do Adolescente para as medidas cabíveis.