O líder da oposição e presidente autoproclamado da Venezuela, Juan Guaidó, publicou hoje (1º), em sua conta no Twitter, uma mensagem convocando a população a irem às ruas novamente para protestar contra o ditador venezuelano Nicolás Maduro.
Ao divulgar uma lista com o que chamou de pontos de concentração para os atos na capital Caracas, ele acrescentou “seguimos com mais força do que nunca”.
¡Buenos días! Hoy continuamos, estos son los puntos de la concentración el día de hoy en Caracas. Seguimos con más fuerza que nunca Venezuela. #VamosConTodo https://t.co/Rcp5jAo3U5
— Juan Guaidó (@jguaido) May 1, 2019
Por sua vez, o ditador Maduro utilizou sua conta no Twitter para parabenizar trabalhadores pela data, mas sem deixar de citar a crise política no país. “A classe trabalhadora tem em mim um presidente que sempre defenderá seus direitos e reivindicações, fazendo frente ao império e seus lacaios, que pretendem retirar nossas conquistas. Fracassarão”.
A tentativa de novas mobilizações por parte do presidente autoproclamado acontece um dia depois de Guaidó ter convocado os venezuelanos para irem às ruas sob a afirmação de que teria apoio dos militares. Entretanto, Maduro disse ter conversado com todos os comandantes das Regiões de Defesa Integral e Zonas de Defesa Integral que, segundo ele, manifestaram “total lealdade ao povo, à Constituição e à Pátria”.
Essa nova fase da crise na Venezuela já fez com que outros militares desertassem e se alisassem em embaixadas de outros países, além da violenta repressão do exército venezuelano contra a população, a possibilidade de eclodir uma guerra civil no país se torna cada vez mais alta.
As informações são da Agência Brasil EBC.