O nível do Guaíba voltou a subir nesta segunda-feira (3/6), atingindo 3,86 metros às 6h15, conforme medição da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Esse aumento ocorreu depois de um recuo para 3,49 metros na manhã de domingo (2/6), quando o nível do rio ficou abaixo da cota de inundação pela primeira vez em um mês.
A cota de inundação é estabelecida em 3,60 metros. Às 0h15 da madrugada desta segunda-feira, o nível do Guaíba estava em 3,43 metros. Entre os locais afetados pela alta das águas estão a Avenida Praia de Belas, Avenida Aureliano Figueiredo Pinto, Borges de Medeiros e a Rótula das Cuias, segundo informações da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Existem pelo menos duas razões para a elevação do nível do Guaíba: o retorno das chuvas, embora em menor volume, e os ventos fortes no sentido Lagoa dos Patos/Guaíba. De acordo com o Climatempo, o Rio Grande do Sul enfrentará temperaturas acima da média nos primeiros dez dias de junho, com possibilidade de episódios de chuva forte, mas menos persistentes do que em maio.
O último balanço da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgado nesta segunda-feira (3/6), indica que 580 mil pessoas estão desalojadas e 475 municípios foram afetados pelas enchentes. Até o momento, 172 mortes foram confirmadas, sem óbitos em investigação.