O nível do Guaíba no Rio Grande do Sul atingiu o menor ponto desde o início da inundação, registrada em 5 de maio. Neste domingo (19/5), a altura da água era de 4,34 metros, conforme medição realizada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Em 5 de maio, o nível máximo registrado foi de 5,35 metros. Apenas no último sábado (18/5), a quantidade de água no Guaíba caiu para 4,53 metros, uma redução de cerca de 20 centímetros em 24 horas.
Três comportas foram abertas no domingo para ajudar na drenagem do Guaíba, de acordo com o jornal GZH. O Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) prevê que o rio deve permanecer acima da cota de inundação, estabelecida em 3 metros, até o final do mês.
Além da redução no nível do Guaíba, o governo do Rio Grande do Sul anunciou a liberação da rota pela RSC-287 para o município de Santa Maria. Há trabalhos em andamento para normalizar o trânsito nos quilômetros 60, 137, 167 e 226 dessa rodovia.
Para auxiliar na drenagem dos pontos inundados, um conjunto de bombas de alta capacidade começou a ser utilizado neste domingo. As bombas, doadas pela Sabesp, a companhia de saneamento básico de São Paulo, conseguem remover até 3,3 mil litros de água por segundo. Esses equipamentos já estão operando em Porto Alegre e Canoas.