Um grupo especializado em roubar prédios comerciais foi preso na manhã desta terça-feira (28) em Curitiba e na Região Metropolitana. A suspeita é de que o grupo tenha cometido pelo menos 13 furtos no Paraná e em Santa Catarina.
Para cometer os crimes a organização tinha um esquema de treinamento de escalada e rapel e usavam cordas e até uma serra elétrica para praticar os furtos, um esquema tão organizado que se assemelha a história da série espanhola La Casa de Papel. Assim como na história fictícia o grupo criminoso da vida real usava artimanhas para driblar a segurança dos locais, como tinta em Spray para impedir que imagens da câmera de segurança fossem gravadas. Além de usarem máscaras como as na série da Netflix.
“Essa quadrilha já age em Curitiba e região há mais de um ano e meio. Eles geralmente entram nesses prédios comerciais escalando. Nós apreendemos uma grande quantidade de materiais de escalada e rapel. Eles procuram subtrair celulares, computadores, notebooks, cartões corporativos, dinheiro”, disse o delegado Marcelo Magalhães, da Delegacia de Furtos e Roubos, em entrevista à Banda B.