A cidade de Curitiba registrou, nesta terça-feira (8), o início da greve dos professores da rede municipal. No entanto, apesar da paralisação anunciada, a Prefeitura da capital informou que 91% das 185 escolas mantêm seus atendimentos normalmente. Além disso, os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) operam sem interrupções, uma vez que não são impactados pelo movimento grevista.
A Secretaria Municipal da Educação esclareceu que o efetivo docente nas escolas que continuam em funcionamento é “total ou parcial”. Por outro lado, o Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac) aponta que cerca de 80% dos profissionais da educação aderiram à greve.
Como parte das atividades do primeiro dia de greve, os educadores realizaram uma manifestação pacífica no Centro Cívico da cidade. A concentração teve início às 9h na Praça 19 de Dezembro. De lá, os manifestantes se deslocaram pela Avenida Cândido de Abreu, rumo à sede da prefeitura, reivindicando suas demandas.
Para garantir a ordem pública e a fluidez do trânsito, a Polícia Militar e a Guarda Municipal estiveram presentes, orientando motoristas e pedestres na avenida.
A cidade aguarda agora os próximos desdobramentos da greve e o diálogo entre sindicato e prefeitura para uma possível resolução do impasse.