Pertencente ao grupo de 65 anos do cronograma da vacinação contra a covid-19, o prefeito Rafael Greca recebeu a primeira dose do imunizante na manhã neste sábado (17/4), no Pavilhão da Cura, no Parque Barigui. Também reafirmou que a Prefeitura está pronta para receber mais doses e atua em várias frentes para vacinar toda a população.
“Se nos derem a vacina, imunizamos todo mundo. Temos capacidade de vacinar mais de 15 mil pessoas por dia. Ontem (17/4), vacinamos 15.277 curitibanos. Estou profundamente feliz com a dose desse frasco de esperança que foi aplicado em mim, mas também ansioso de cumprir meu dever de imunizar a cidade inteira”, declarou o prefeito.
Atualmente o município precisa aguardar os novos lotes de vacina encaminhados pelo Ministério da Saúde. O prefeito disse contar com o compromisso do Governo Federal em enviar as remessas prometidas e que o município segue buscando alternativas para assegurar a imunização contra a covid-19 aos curitibnanos.
Entre elas, estão os protocolos de intenção de compra de vacinas já assinados, como o com a rede de prefeitos e governadores para a compra das doses. “Temos os recursos e estamos fazendo tudo o que é possível”, reforçou.
Somente para completar o atual grupo prioritário, dos idosos acima de 60 anos em Curitiba, são necessárias ainda 98 mil doses. Greca lembrou também a necessidade de imunizar forças de segurança e professores.
A 1º dose
Nascido em 17 de março de 1956, Greca chegou ao Pavilhão da Cura do Parque Barigui por volta da 11 horas, seguindo o cronograma definido pelo município, que programou a vacinação para os curitibanos com 65 anos completos e nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho para o período da manhã.
Recebido pela secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, o prefeito preencheu o termo de vacinação, passou pela recepção e aguardou com os demais curitibanos ser chamado no painel eletrônico. Ao seguir para a sala de vacinação, cumprimentou e agradeceu aos profissionais de saúde.
“Eu, que fiquei perto dos laços da morte porque tive covid, quero agradecer a equipe valorosa do SUS curitibano e todos que geraram este imunizante em menos de um ano e tornam possível essa emoção que estou sentindo, a emoção de um brasileiro imunizado”, disse o prefeito, emocionado.
Dose de esperança
A técnica em enfermagem Angela Cristina Machado foi quem aplicou a vacina no prefeito de Curitiba. Ele recebeu uma dose da Coronavac, do Instituto Butantan. Além das orientações para a próxima dose, ela repetiu ao chefe do executivo municipal a frase “Que possa ter esperança”, que fala a todos que imuniza.
“Foi uma honra vaciná-lo. Ver a alegria não só dele, mas de cada curitibano vacinado é um privilégio. Em um momento de tristeza, trazemos uma dose de esperança”, disse Ângela.
A alegria também invadiu a expressão de Leonete Narloch, 65 anos. Ela conta que ficou duplamente feliz esta manhã no Pavilhão de Cura: por receber a tão esperada primeira dose do imunizante contra a covid-19 e pela surpresa de encontrar o prefeito, a quem agradeceu a dedicação para seguir vacinando os curitibanos.
“Ele tem o coração grande. Espero que a vacina chegue logo para todos. Porque todos nós queremos a vida”, disse Leonete.
O casal José Geraldo de Paiva, 72 anos, e Valéria Valadares de Paiva, 65, também foram ao pavilhão do Parque Barigui para se proteger do novo coronavírus. Ele tomou a segunda dose e contou que se sentia ainda mais contente que na primeira aplicação, por saber que estará completamente. “Faz tempo que não sinto uma sensação de felicidade tão grande como agora”, disse Valéria.