O prefeito Rafael Greca celebrou o título de cidadã honorária do Paraná concedido à primeira-dama do estado do Paraná, Luciana Massa, na noite desta segunda-feira (29/4), concedido pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Acompanhado do vice-prefeito de Curitiba e secretário Estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, e da primeira-dama da cidade, Margarita Sansone, o prefeito participou da sessão solene, realizada no Palácio Rio Branco, casa do Poder Legislativo municipal.
“Margarita e eu saudamos a Luciana, esta nova curitibana, desejando a ela e ao governador grande sucesso. Ela que é tão solícita com o povo, que no momento da pandemia foi tão ativa e que agora sonha a melhor vida das mulheres empreendedoras com o Banco da Mulher e sonha também a criação de um planetário na região metropolitana de Curitiba”, parabenizou o prefeito Rafael Greca.
Natural de Registro (SP), a empresária Luciana Saito Massa chegou em Curitiba aos 17 anos, para estudar. É presidente, de forma voluntária, do Conselho da Superintendência Geral de Ação Solidária (SGAS) do Paraná, cuja função é prestar apoio e articular a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Casada com o governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, tem três filhos: Alana, Yasmin e Carlinhos, presentes à solenidade.
“Curitiba foi a cidade que me acolheu, que me fez crescer e, principalmente, que me deu o meu maior tesouro, a minha família. Quero dedicar esse reconhecimento a todos que, de alguma maneira, me ajudam a desempenhar esse papel tão importante que é ser a primeira-dama do Estado”, agradeceu Luciana.
Ela recebeu das mãos do vereador Professor Euler, proponente do nome da primeira-dama para a homenagem, o diploma do título honorífico e uma placa que reproduz uma das obras de João Turin, realizada pelo artista Rafael Sartori.
“Esta noite vim aplaudir minha esposa, com muita alegria, por essa homenagem de Curitiba, cidade que foi eleita a cidade menos desigual do Brasil e é também a mais solidária. Cidade que nos acolheu, a mim e à Luciana, vindos de outras cidades para fazer nossa vida aqui”, destacou o governador Ratinho Junior.
Ação Solidária
Em sua atuação na SGAS, Luciana comanda uma equipe que promove e estimula a cultura da ação solidária, engajamento ético e o trabalho de voluntariado em todo o Paraná. Entre as ações, arrecadou, em parceria com a Defesa Civil, roupas para doação doadas às vítimas de enchentes no estado do Acre.
A condecorada também coordenou outras campanhas sociais no estado, como Aquece Paraná; Menos Eu, Mais Nós; Páscoa Solidária; Paraná Piá e Futebol Solidário, e presidiu o II Encontro das Primeiras-damas do Paraná. Também elaborou, participou, coordenou e promoveu projetos de apoio à mulher e à infância.
Cidadania Honorária
A homenagem foi concedida por meio da aprovação do Decreto Legislativo 2/2024, na sessão presidida pelo vereador presidente da Câmara Municipal, Marcelo Fachinello.
A Cidadania Honorária de Curitiba é o título mais importante que o Legislativo pode conceder a pessoas nascidas fora da capital paranaense e que tenham contribuído para o desenvolvimento da capital paranaense, nos termos da Lei Complementar 109/2018, que regulamenta a concessão de títulos e prêmios pela CMC.
Também estiveram presentes à sessão solene o vice-governador do Paraná, Darci Piana; a deputada estadual Márcia Huçulak, representado à mesa a Assembleia Legislativa do Paraná; o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o chefe da casa militar, o tenente-coronel Marcos Tordoro; secretários e deputados estaduais; vereadores municipais; além de familiares da homenageada e convidados.