O prefeito Rafael Greca faz viagem oficial ao Japão, nesta quinta-feira (28/9), onde participará de reuniões de encerramento de visitas técnicas da parceria curitibana com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) e de compromissos oficiais em Himeji, cidade-irmã de Curitiba, que em 2024 celebram entre si 40 anos do tratado de irmandade.
Durante o período de viagem de Greca ao Japão, o vice-prefeito Eduardo Pimentel assume interinamente a Prefeitura de Curitiba, de 28 de setembro a 8 de outubro.
Greca também apresentará experiências de inovação de Curitiba na Kyoto Smart City Expo 2023. O evento é integrante do Smart City Expo World Congress, do qual a capital paranaense também faz parte e sedia a edição brasileira, e referência entre os setores público e privado para o intercâmbio de novas tecnologias e serviços de cidades inteligentes. O prefeito retorna a Curitiba no dia 9 de outubro.
“Seguimos ao Japão para dar sequência à troca de experiências de projetos inclusivos para as pessoas da melhor idade, aos desafios das mudanças climáticas e também para uma visita à cidade-irmã de Himeji, com quem temos quase quatro décadas de parcerias. Também levaremos as experiências inovadoras de Curitiba ao Kyoto Smart City, como importante troca entre cidades inteligentes”, afirmou Greca.
A missão técnica de Curitiba ao país asiático é promovida e custeada pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
A agenda do prefeito curitibano em solo japonês começa na segunda-feira (2/10), no escritório da JICA em Tóquio, onde se reunirá com técnicos da agência e do Instituto de Planejamento de Cidades do Japão para tratar da troca de experiências com Curitiba.
Na terça (3/10), ele cumprirá roteiro na cidade de Kakogawa, que inclui encontro com o prefeito da cidade, Yasuhiro Okada, e visitas técnicas aos sistemas de transporte mobilidade compartilhada e monitoramento por câmeras.
Na quarta (4/10), Greca será recebido pelo prefeito de Himeji, cidade-irmã de Curitiba, Hideyasu Kiyomoto. Os compromissos de Greca na cidade-irmã japonesa incluem reuniões na prefeitura local para a troca de experiências entre Curitiba e Himeji, visita ao Castelo de Himeji (tesouro nacional do Japão e Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1993) e um evento de recepção oficial pelo governo municipal.
Kyoto Smart City Expo
Na quinta-feira (5/10), Greca e o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, participarão do painel na Sessão de Colaboração Internacional do Kyoto Smart City Expo.
Greca falará das iniciativas de Curitiba na área da inovação, como a Pirâmide Solar de Curitiba, o Bairro Novo da Caximba, o Rosto da Cidade e o programa de Agricultura Urbana (Fazenda Urbana, hortas e Jardins de Mel), e Jamur da aprendizagem mútua no desenvolvimento de políticas públicas com a troca de experiências entre cidades inteligentes. Do mesmo painel também participará Manabu Harada, diretor da Divisão de Estratégia Digital de Himeji.
Além de Jamur, acompanham o prefeito nos compromissos no Japão a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias; a diretora de Informações do Ippuc, Liana Vallicelli; o analista de Sistemas da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Bruno Gonçalves de Lara, e o assessor do Gabinete do prefeito Lucas Navarro de Souza.
Na sexta-feira (6/10), a missão de Curitiba terá reuniões de avaliação dos compromissos no Japão. O retorno ao Brasil está marcado para domingo (8/10).
Cooperação
Formalizado em 2022 com validade por dois anos, o intercâmbio técnico entre Curitiba e a JICA tem foco no desenvolvimento de projetos e políticas públicas com vistas ao envelhecimento da população, a prevenção e resposta a desastres climáticos e inovação para a sustentabilidade.
A parceria foi promovida por intermédio do Ippuc com a anuência da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. A troca de experiências entre as partes envolve três visitas de técnicos japoneses a Curitiba, já realizadas, e três de técnicos do Ippuc e da Prefeitura de Curitiba ao Japão, sendo a última com a participação do prefeito Rafael Greca, para a ação conjunta na formatação dos projetos.
Irmandade
Curitiba e Himeji são cidades-irmãs há 39 anos, tendo sido o protocolo firmado pela lei 6.484, de 14 maio de 1984. Nesses quase 40 anos de parceria, as cidades mantêm estreito vínculo para a trocas de experiências com vistas à sustentabilidade e ao bem-estar da população.