O prefeito Rafael Greca inaugurou, nesta quarta-feira (20/4), a 115º Horta Urbana de Curitiba, no bairro Umbará. A Horta Marupiara será a primeira da cidade a trabalhar com o conceito regenerativo, ou seja, usará a agricultura urbana como meio para a regeneração da mata ciliar do Rio Ponta Grossa, em uma Área de Preservação Permanente (APP).
Greca destacou o trabalho de segurança alimentar e nutricional e de educação ambiental que a nova horta traz para região.
“Aqui teremos mais uma horta com comida boa, barata e sem veneno. A ideia da várzea do rio transformada em uma horta e um pomar é a ideia de uma cidade inteligente e voltada para as famílias que agora poderão aproveitar esse espaço para trabalhar”, disse o prefeito.
O novo espaço é um esforço conjunto entre a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Administração Regional, que cedeu o terreno, as mudas e fez roçadas.
A horta regenerativa surgiu para auxiliar na recuperação ambiental da APP. Foram mais de 100 árvores plantadas – mudas frutíferas e nativas – na várzea do Rio Ponta Grossa. A área se encontrava degradada devido ao depósito de lixo e caliças.
De acordo com o diretor do Departamento de Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional, Felipe Thiago de Jesus, o plantio da horta e as orientações aos moradores sobre os cuidados com a área de preservação ajudarão a mata ciliar a se regenerar. “A tendência é que as margens do Rio Ponta Grossa e a mata voltem a se desenvolver e a receber a fauna. Este local reúne ativos ambientais, é refúgio de polinizadores e aves, além de ser um berço de espécies frutíferas”, afirmou Felipe.
O secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, lembra que a nova horta cumpre as funções alimentar e ambiental ao mesmo tempo. “É uma horta inovadora que produz alimento saudável e sustentável em um local que antes era usado como depósito de lixo, prejudicando uma área de preservação”, salientou o secretário.
A área total tem cerca de 1.500 m² – 1.150m² de área de preservação permanente (APP) com plantio de frutíferas nativas e 340 m² de horta comunitária. Na horta serão 21 canteiros que beneficiarão 70 pessoas da comunidade da Vila Marupiara.
Participaram da inauguração o vice prefeito Eduardo Pimentel; os vereadores Pier Petruzziello, Mauro Bobato, Jornalista Marcio Barros e Sargento Tânia Guerreiro; as secretárias municipais da Educação, Maria Silvia Bacila, e da Comunicação Social, Cinthia Genguini; o superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional, Edson Rivelino Pereira; os administradores regionais do Bairro Novo, Fernando Wernek Bonfim, do Portão, Gerson Gunha, do Tatuquara, Marcelo Ferraz Cesar, e do Cajuru, Narciso Doro Júnior; o assessor especial do gabinete do prefeito Lucas Navarro de Souza; e a coordenadora da Horta Marupiara, Laura Vieira.