Conecte-se conosco

Notícias

Greca faz visita técnica a operadores e fabricantes de ônibus elétricos em Campinas

Publicado

em

Foto: Divulgação

Em viagem a Campinas, nesta sexta-feira (3/12), o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, conheceu sistemas de operação e visitou a linha de montagem da fábrica de ônibus elétricos BYD Brasil. 

“Buscamos subsídios para a evolução do transporte de Curitiba para a mobilidade limpa. O futuro está começando”, disse o prefeito.

Na cidade paulista, Greca coordenou a etapa final da missão técnica curitibana que tem por meta ampliar os subsídios à implantação da eletromobilidade em larga escala na capital paranaense. O prefeito foi acompanhado do presidente da Comissão de Urbanismo da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Mauro Bobato; do presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur; e do presidente da Urbs, Ogeny Maia Neto.

“Estamos trabalhando na requalificação de dois grandes eixos de transporte com os projetos do Novo Inter 2 e do Ligeirão Leste Oeste, que irão operar com ônibus elétricos. Vamos avançar com o transporte público de qualidade e com redução da emissão de CO2”, reforçou Jamur.

O presidente da Urbs, Ogeny Maia Neto, observou que os chassis dos veículos elétricos da BYD são produzidos na Região Metropolitana de Curitiba pela empresa Metalsa, de Campo Largo.

Na BYD, o prefeito e a equipe de Curitiba circularam nos ônibus articulados elétricos, com 22 metros de comprimento e capacidade para transportar 170 pessoas. 

“Ao embarcarmos nesses ônibus elétricos, antevemos o bem que queremos a Curitiba, sem barulho e sem poluição”, afirmou Greca.

Também fez parte do roteiro da equipe de Curitiba em Campinas, a visita à empresa de transporte Itajaí, a primeira do Brasil a operar com ônibus elétricos, tendo iniciado os testes de eletromobilidade há cinco anos. Na garagem da empresa, o prefeito e equipe vistoriaram ônibus modelo Padron que fazem parte da frota há dois anos. São veículos com capacidade para transportar 70 passageiros, com autonomia de 180 quilômetros com três horas e meia de carga elétrica.

Greca fecha os compromissos em território paulista com uma visita ao prefeito de Campinas, Dário Saadi. Também acompanham o prefeito, o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz, e o assessor do Gabinete Lucas Navarro.

Técnicos em transporte do Ippuc e da Urbs estão desde o início desta semana em visitas técnicas aos sistemas de eletromobilidade e fabricantes de ônibus elétricos no estado de São Paulo. A agenda faz parte dos estudos para os projetos do Novo Inter 2 e do Ligeirão Leste-Oeste.

Receba as notícias do Portal XV Curitiba em seu Whatsapp, clicando aqui.