O prefeito Rafael Greca e a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, participaram nesta sexta-feira (9/4) da entrega de um veículo van adaptado para o Pequeno Cotolengo Paranaense, no bairro Campo Comprido. A van será usada para o transporte dos internos para serviços de reabilitação e para passeios sociais e atividades culturais.
O veículo elétrico tem acessibilidade, elevador para cadeira de rodas, capacidade para nove passageiros sentados, além do motorista e do espaço para a cadeira de rodas. Foi adquirido pelo município, com recursos do tesouro estadual, no valor de R$ 198.500, a partir de emenda parlamentar do deputado estadual Michele Caputo, presente ao evento.
“Sou grato ao deputado Michele Caputo que, por meio de sua emenda, garantiu o equipamento que humaniza esse lugar de misericórdia que é um orgulho da cidade de Curitiba. A van servirá para o ir e vir dos internos aos serviços de reabilitação”, disse o prefeito.
O padre Renaldo Amauri de Lopes, presidente do Pequeno Cotolengo, destacou que o veículo será usado para o transporte dos internos a diversos atendimentos, entre eles os passeios e ações culturais.
“Com isso, a nossa ambulância que por vezes precisava garantir o deslocamento das pessoas em cadeiras de rodas poderá ficar exclusivamente aos serviços de saúde, dando maior dignidade para todos”, disse o padre Renaldo.
Márcia Huçulak destacou a importância da parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde e a instituição para tirar dos hospitais e abrigar em espaço seguro idosos desassistidos por suas famílias. No ano passado, explicou a secretária, mais de 50 pessoas puderam ser desospitalizadas e seguir com os atendimentos no Pequeno Cotolengo.
“Esse transporte humaniza o atendimento e o cuidado desses pacientes acolhidos aqui”, disse a secretária.
Recebido pelo padre Renaldo, pelo médico e diretor técnico da instituição, Tiago Kunchnir, e um grupo de internos, Greca comemorou o fato de estarem todos imunizados contra o novo coronavírus na instituição.
O Pequeno Cotolengo Paranaense é uma das maiores instituições de longa permanência de Curitiba e foi uma das primeiras atendidas pelo programa de imunização do município. Atende gratuitamente mais de 230 internos com acolhimento, educação e saúde.
São acolhidas lá pessoas com deficiências múltiplas (físicas e intelectuais) de todas as idades e de qualquer região do estado do Paraná, em situação de abandono, maus tratos e risco.
Todos os moradores e profissionais de saúde do local já receberam as duas doses da vacina que imuniza contra o novo coronavírus. Foram vacinadas 739 pessoas.
As primeiras doses foram aplicadas entre os dias 20 e 22 de janeiro e as segundas doses entre os dias 10 a 12 de fevereiro.