Um dia histórico para o Paraná. Foi assim que o prefeito Rafael Greca definiu a posse de Cida Borghetti como governadora do Estado. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo. O prefeito acompanhou a solenidade de transferência do cargo, antes ocupado por Beto Richa, nesta sexta-feira (6/4), no Palácio Iguaçu.
Greca saudou a nova governadora invocando o nome do bairro curitibano onde ela cresceu. “Mercês, em português antigo e também em espanhol, quer dizer graça”, explicou ele. “É uma graça de Deus para o Paraná nós termos a menina das Mercês como nossa governadora.”
O governo de Beto Richa também foi ressaltado por Greca. Na avaliação do prefeito, Richa teve um papel importante na integração metropolitana. “Ajudou Curitiba a se aproximar das cidades vizinhas, a construir a ideia de que a Grande Curitiba é uma só”, avaliou.
Em seu discurso, Cida saudou o prefeito e a primeira-dama, Margarita Sansone. A governadora lembrou dos bons resultados obtidos pelo governo estadual nos últimos setes anos, mas disse acreditar na possibilidade ampliá-los. “Sempre haverá espaço para melhorar o que já foi feito”, salientou, ao lado do deputado federal Ricardo Barros.
Richa agradeceu a confiança dos curitibanos e paranaenses para ocupar os cargos de prefeito da capital (de 2005 a 2010) e governador do Estado (de 2011 a 2018). “Os mais importantes na hierarquia política do Paraná”, afirmou ele, acompanhado da secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. Ele disse ainda que Cida fará um bom mandato como governadora e a agradeceu pelo trabalho conjunto. “Muito obrigado, Cida, pela boa parceria em favor do Estado do Paraná e de toda nossa gente.”
Na cerimônia também tomaram posse Sílvio Barros, como secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, acumulando interinamente o cargo de chefe da Casa Civil; o coronel Maurício Tortato, como chefe da Casa Militar; Antonio Carlos Figueiredo Nardi, como secretário de Estado da Saúde; Lucília Felicidade Dias, como chefe de gabinete; o coronel Élio de Oliveira Manoel, no cargo de chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Paraná; e a coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, primeira mulher no comando da Polícia Militar do Paraná.
Tem uma denúncia, flagrou uma situação inusitada ou quer mostrar algo incrível da sua região?
Fale com a redação do XV Curitiba pelo WhatsApp (41) 98764-2955 📲
👉 Clique aqui e fale direto conosco