O prefeito Rafael Greca foi reconhecido oficialmente, nesta quarta-feira (16/11), uma das seis personalidades no mundo que têm contribuído de forma significativa para o avanço de projetos de cidades inteligentes nos últimos 10 anos.
A premiação ocorreu durante o Smart City Expo World Congress, em Barcelona (Espanha), o fórum internacional mais importante sobre o tema, que também esolheu Curitiba como uma das seis cidades mais inteligentes do mundo.
Greca foi um dos finalistas do World Smart City Awards 2022, na categoria Prêmio de Liderança, e foi representado no evento pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel, que está acompanhado na Espanha de Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.
Além do prefeito de Curitiba, estão entre as seis personalidades premiadas: Peter Marland, chefe do conselho de Milton Keynes (Reino Unido); Reem Al Mansoori, subsecretária assistente de Desenvolvimento Digital do Qatar; Aníbal Gaviria Correa, governador de Antioquia (Colômbia); Emilia Saiz, da Organização Mundial Cidades e Governos Unidos (CGLU); e Yvonne Aki-Sawyerr, prefeita de Freetown (Serra Leoa).
"Eu me emociono ao saber que estou entre as seis autoridades reconhecidas pelo World Smart City Awards 2022. Compartilho com todos os servidores da Prefeitura da capital este reconhecimento internacional da missão que temos de tornar nossa Curitiba cada vez mais inteligente e humana”, afirma Greca.
Pimentel está muito honrado de representar Greca no World Smart City Awards 2022. “O prefeito tem trabalhado com o mais genuíno amor por Curitiba, sempre pensando no legado que ficará para as próximas gerações, que merecem viver em uma cidade mais limpa, ecológica e sustentável”, reforçou ele.
Pioneirismo
Greca é o primeiro brasileiro reconhecido pela premiação internacional por sua contribuição ao desenvolvimento de smart cities, com iniciativas como Faróis do Saber e Inovação, Vale do Pinhão, Bairro Novo do Caximba, Fazenda Urbana, Jardins de Mel, aplicativo Saúde Já, Muralha Digital e novo Inter 2.
Segundo a Fira Barcelona, organizadora da premiação e do Smart City Expo World Congress, o prefeito de Curitiba é um político visionário.
“Em seu primeiro mandato como prefeito de Curitiba (1993-1996), trabalhou para desenvolver Curitiba como uma cidade sustentável e inovadora. Nos últimos anos, em seu segundo e terceiro mandatos (2017-2020 e 2021-2024), contribuiu para tornar Curitiba ainda mais acessível, sustentável e inclusiva com o Vale do Pinhão”, destaca a entidade, em referência ao movimento da Prefeitura e ecossistema de inovação da capital para desenvolver iniciativas que aliam apoio ao crescimento econômico sustentável às pautas de impacto ambiental e social.