Conecte-se conosco

Notícias

Greca diz que Curitiba quer vacinar adolescentes e vai fazer pressão para isso acontecer

Publicado

em

Foto: Ricardo Marajó/SMCS

As atividades no Pavilhão da Cura, implantado pela Prefeitura de Curitiba em 20 de janeiro, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, para servir como referência na imunização contra a covid-19 na cidade, serão encerradas neste sábado (18/9). As próximas fases da campanha de vacinação serão realizadas nos pontos descentralizados da Secretaria Municipal da Saúde.

“A nossa vontade é de imunizar todos os adolescentes, mas como a Pfizer é a única vacina que pode ser aplicada na faixa etária. Então, o Ministério da Saúde tem de entrar em acordo com a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]. Vamos começar a aplicação nos adolescentes com comorbidades e fazer pressão política para que isso se estenda aos demais. Se eu pudesse comprar doses, faria”, disse o prefeito de Curitiba.

Uma cerimônia foi realizada no fim da tarde desta sexta-feira (18/9), para marcar os bons resultados obtidos nestes noves meses de trabalhos e para homenagear os profissionais da saúde e equipes de diferentes áreas envolvidas no movimento de imunização dos curitibanos.

O evento teve a participação do prefeito Rafael Greca, da secretária municipal da Saúde, Marcia Huçulak, e do vice-prefeito Eduardo Pimentel e seguiu todos os protocolos sanitários para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

“É com grande alegria que encerramos esta etapa de vacinação. Esse lugar agora voltará a ser usado para a sua vocação de centro de eventos, mas não havia evento mais importante do que a promoção da vacinação, que é o que faremos até o fim da tarde deste sábado”, disse o prefeito Rafael Greca.

“Quero agradecer aos concessionários deste espaço que é a cara de Curitiba, um símbolo da nossa identidade. O espaço da recepção aos imperadores do Japão, o sinal da capital ecológica, mais do que isso, agora é o eterno Pavilhão da Cura”, disse Greca.

Doses de reforço

Neste sábado (18), último dia de funcionamento do Pavilhão, serão vacinados com a dose de reforço, em sistema drive-thru, idosos acima de 70 anos, que receberam a segunda dose há mais de 180 dias.  Também serão vacinados com a dose complementar imunossuprimidas que completaram a imunização até o dia 22 de agosto, ou seja, já completaram 28 dias ou mais da segunda dose.

– Sábado terá dose de reforço anticovid para idosos e imunossuprimidos

O encerramento das atividades no Pavilhão acontece em uma fase em que Curitiba já chamou toda a sua população acima de 18 anos para vacinação. Ao todo, 97% da população de Curitiba acima de 18 anos já receberam ao menos uma dose e 54,8% da população acima de 18 anos de idade foram vacinadas com as duas doses ou a vacina de dose única, concluindo o esquema de imunização contra o novo coronavírus.

Logística de vacinação

A estrutura foi montada pela Prefeitura de Curitiba no Centro de Evento Positivo, em um espaço de 7.500 m² e cerca de 3 mil metros quadrados de área útil que ficaram destinados à logística de vacinação. A cessão do espaço pelo Grupo Positivo foi sem custos para o município.

As atividades, primeiramente com a imunização dos profissionais da saúde que trabalhariam na linha de frente de enfrentamento à covid-19, iniciaram em 20 de janeiro. Desde então foram aplicadas 413.481 doses (equivale a aproximadamente 20% do total de doses aplicadas em todo o município até esta sexta-feira). Com 52 boxes destinados à vacinação e toda a estrutura disponível no Pavilhão, as equipes da Secretaria Municipal da Saúde puderam imunizar até 500 pessoas por hora.

Para que o atendimento acontecesse de forma ágil e organizada, cerca de 500 pessoas trabalharam na vacinação no Pavilhão da Cura, entre funcionários, voluntários e parceiros – de instituições como Coren-PR, escolas de enfermagem (tanto de nível técnico, como superior) e Exército Brasileiro.

Infraestrutura

A definição por utilizar o espaço considerou o fato de que local já contava com infraestrutura elétrica e hidráulica e de equipamentos, o que permitiu a rápida implantação de organização do processo de trabalho da Central de Vacinação, com áreas de espera no pré-vacina e de estabilização no pós-vacina.

O uso do espaço permitiu a vacinação simultânea de muitas pessoas, garantindo distanciamento e ventilação adequados, o que favoreceu a segurança do público e dos profissionais encarregados da vacinação. A centralização no início da campanha de vacinação facilitou a logística necessária para envio e guarda de materiais e insumos, bem como a disponibilização de uma equipe treinada, exclusivamente para vacinação.

O fato de ser um espaço de fácil acesso, conhecido pela população curitibana, com ônibus e amplo estacionamento também foi considerado, em um momento em que era fundamental a adesão das pessoas à vacinação. A estrutura possibilitou a instalação de drive-thru para vacinação de idosos, utilizando toda a estrutura já implantada.

Estrutura

Além dos 52 boxes de vacinação com acessibilidade plena para cadeirantes, a estrutura contou com áreas de espera no pré-vacina e de estabilização no pós-vacina, consultório médico, sala de observação e emergência equipada com oxigênio, ambulância de plantão e sanitários públicos, um setor de administração, almoxarifado com 130 m² para acondicionar insumos e mais 100 m² climatizados para preservar as vacinas em refrigeradores especiais, além de espaço para material de limpeza e área de resíduos separada. Próximo à entrada havia também posto da Guarda Municipal e uma ala destinada à imprensa.

Balanço da Vacinação

A cidade já aplicou até a última quinta-feira (16/9), 2.171.893 unidades da vacina anticovid – primeira, segunda doses, dose única e dose de reforço, em todos os pontos de vacinação espalhados na cidade. Para iniciar a convocação de adolescentes com comorbidades, conforme anunciado pelo Ministério da Saúde, Curitiba aguarda a chegada de vacinas com essa destinação.

Homenagens

Para homenagear os profissionais da saúde envolvidos na campanha de vacinação na cidade, o prefeito e a secretária Márcia Huçulak entregaram presente alusivos à cidade às coordenadorias de cada um dos pontos de imunização espalhados pela cidade. São mais de mil profissionais envolvidos no processo.

“Todos e cada um de vocês representam a força da esperança. A resiliência de uma cidade, a certeza de que querendo o bem e de que buscando a paz social nos somos capazes e tudo podemos. Neste sentido, só se enche de gratidão o meu coração de prefeito”, disse Greca.

Emocionada, a secretária Márcia Huçulak destacou o papel de todas as áreas envolvidas no processo que está garantindo a prevenção da saúde dos curitibanos. Dos estagiários que atuaram na recepção, os guardas municipais que se ocuparam da segurança, dos profissionais da saúde que levaram os imunizantes até os braços das pessoas e dos que cuidaram da logística e dos insumos necessários, todos foram mencionados pela relevância de suas ações.

 “Tenho sorte, o privilégio e muita gratidão por liderar uma grande equipe, a melhor equipe de saúde do Brasil. Contamos com importantes parcerias a quem sou eternamente grata. Tenho orgulho de cada um de vocês, assim como uma mãe se sente orgulhosa por cada um dos seus filhos”, disse Márcia.

A persistência, a dedicação, o envolvimento e a competência dos servidores, voluntários e parceiros foi destacada pela secretária que mencionou também a forma alegre, participativa e consciente da população.  

“Os curitibanos foram sensacionais, aderiram à vacina sem pestanejar. Por fim, fomos maiores que as dificuldades e quando tudo isso finalmente terminar, teremos todos o coração sereno e abençoado por temos feito o nosso melhor, afinal, a esperança é o sonho do homem acordado”, disse Márcia.

Participaram do evento de homenagem aos profissionais da linha de frente ao enfrentamento à covid o secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, a secretaria municipal da Comunicação Social, Cinthia Genguini, o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Junior, e o comandante da 5° Divisão do Exército, General Fábio Castro.

 

Sustentabilidade2 minutos atrás

Net Zero: Como aplicar estratégias de redução de carbono para a sua empresa?

Paraná3 minutos atrás

Deputado Tercilio Turini pede inclusão do Pedagiômetro nas novas concessões de rodovias

Notícias13 minutos atrás

“A gente tem que beijar os pés dos profissionais de saúde todos os dias” diz Cristiano Santos na CMC

Sustentabilidade22 minutos atrás

Especialista analisa aspecto cultural brasileiro no consumo de orgânicos

Notícias24 minutos atrás

Curitiba substitui estruturas da Feirinha do Largo da Ordem por barracas mais bonitas, práticas e confortáveis

Notícias58 minutos atrás

Ilha do Mel pode ser “engolida” devido ao aumento no nível do mar, aponta projeção

Curitibanices1 hora atrás

Cinco opções próximo a Curitiba para aproveitar o final de semana de sol

Curitibanices2 horas atrás

Bazar beneficente vende produtos apreendidos pela Receita Federal por menor preço em Curitiba

Paraná2 horas atrás

Coca-Cola FEMSA Brasil promove curso de capacitação gratuito para mulheres em Curitiba

Notícias2 horas atrás

Zeca Dirceu e Gustavo Fruet aparecem entre os melhores parlamentares da Câmara no Paraná

Curitibanices2 horas atrás

Preço médio do m² em Curitiba chega a R$ 7.265, aponta pesquisa

Notícias2 horas atrás

Influenciadora do Litoral do Paraná é suspeita de liderar o tráfico de drogas em Paranaguá

Notícias6 horas atrás

Vídeo: “Estou cagando se o senhor se ofendeu”, promotor discute em Júri de Curitiba

tosse pos covid
DR. Paulo Mendes Jr19 horas atrás

Como investigar e tratar a tosse pós COVID – Dr. Paulo Mendes Otorrinolaringologista

Notícias20 horas atrás

Bolsonaro diz que ‘auxílio diesel’ de R$ 400 beneficiará cerca de 750 mil profissionais

Stereo Pop22 horas atrás

Espetáculo infantil ‘João e o Pé de Feijão’ ocorre neste final de semana no Teatro Bom Jesus

Gastronomia22 horas atrás

Way Beer promove Ocktoberfest ao ar livre com chope e comida alemã e brincadeiras típicas neste sábado (23)

Stereo Pop22 horas atrás

Paralamas do Sucesso e Roupa Nova anunciam sessão extra em Curitiba

Curitibanices22 horas atrás

Pista Municipal de BMX recebe novas bicicletas para aulas gratuitas em Curitiba

Eventos23 horas atrás

Shopping de Curitiba promove 3ª edição da Feira de Suculentas e Cactos com valores a partir de R$2,50

Paraná23 horas atrás

Os 109 anos do Contestado: uma guerra esquecida

Notícias23 horas atrás

Reservatórios sobem quase 10% em um mês na Região de Curitiba

Notícias24 horas atrás

Trabalhador cai de telhado, bate a cabeça e fica gravemente ferido em Curitiba

Notícias1 dia atrás

Assaltante “espertinho” se esconde em lixeira mas se dá mal e acaba preso em Curitiba

Curitibanices1 dia atrás

Shopping Curitiba ganha três novas lojas

Notícias1 dia atrás

Casa noturna anuncia programação de festas para reabertura em Curitiba

Notícias1 dia atrás

Moraes manda prender Allan dos Santos e ordena extradição dos EUA

Shows1 dia atrás

Diogo Portugal e Emerson Ceará se apresentam em Curitiba

Notícias1 dia atrás

Curitiba convoca adolescentes nascidos em 2006 para a vacinação contra a covid-19

Notícias1 dia atrás

Homem é resgatado após permanecer três dias sequestrado em troca de resgate de R$ 400 mil

Curitibanices3 semanas atrás

Cinco opções de cabanas para descansar e sair da rotina próximo a Curitiba

Eventos3 semanas atrás

Curitiba recebe o maior castelo inflável da América Latina

Notícias4 semanas atrás

Autódromo de Curitiba anuncia encerramento das atividades para ser transformado em bairro planejado

Gastronomia2 semanas atrás

Bar curitibano dá cerveja grátis para quem cumprir desafio da série Round 6

Curitibanices4 semanas atrás

Resort na Grande Curitiba é uma das opções para o final de semana

Notícias4 semanas atrás

Primeiro drive-thru de massas inaugura nesta sexta-feira (24) em Curitiba

Curitibanices2 semanas atrás

Conheça cinco docerias que vão te encantar e viciar, em Curitiba

Notícias2 semanas atrás

Cinco chácaras para passar o dia na região de Curitiba

Paraná3 semanas atrás

Veja como vai funcionar o novo resort do apresentador Ratinho, no Paraná

Shows3 semanas atrás

Gusttavo Lima anuncia show em Curitiba

Curitibanices3 semanas atrás

Novo shopping de Curitiba já tem data para inauguração; Deve gerar mais de 1.300 empregos diretos

Notícias3 semanas atrás

Bazar beneficente vende produtos apreendidos pela Receita Federal por menor preço em Curitiba

Notícias3 semanas atrás

Indústria alemã anuncia investimento e 300 novos empregos em Curitiba

Notícias4 semanas atrás

Curitiba irá ganhar uma nova loja Havan que deve gerar 160 empregos direto

Notícias3 semanas atrás

Esposa pede para que mulher não ande de sutiã dentro de casa “Tenha decência”

Notícias3 dias atrás

Moradores reclamam de baderna e festas todo final de semana na CIC, em Curitiba

Curitibanices3 semanas atrás

Supermercado Nacional entra em Curitiba com sete lojas

Notícias2 semanas atrás

Inauguração da primeira Starbucks de Curitiba é confirmada para outubro

Notícias4 dias atrás

Joana e Vitor Belfort perdem patrocínio após criticar banheiro unissex

Notícias3 semanas atrás

Duas vítimas de explosão em churrasco em Curitiba morrem em hospital

Notícias4 semanas atrás

No Paraná, empresa investe R$ 120 milhões e inaugura maior fábrica de whey protein da América Latina

Notícias3 semanas atrás

Vídeo mostra momento em que Corsa foi prensado por duas carretas

Notícias2 semanas atrás

Após dias chuvosos, feriado deve ser de calor e bastante sol em Curitiba

Gastronomia2 dias atrás

Primeira loja da Starbucks já está funcionando em Curitiba

Notícias3 semanas atrás

Morre terceira vítima de explosão de churrasqueira em Curitiba

Notícias1 semana atrás

Paraná poderá ter voo direto para Dubai

Stereo Pop3 semanas atrás

Banda Paralamas do Sucesso se apresenta em Curitiba. Pessoas vacinadas pagam meia-entrada

Curitibanices2 dias atrás

Cinco regiões mais baratas e seguras para morar em Curitiba

Curitibanices3 semanas atrás

Após vencer Mini Miss Brasil, em Curitiba, Ana Carolina Leite é vice no Mini Miss Universo

Curitibanices1 semana atrás

5 lugares para curtir dia de chuva em Curitiba

Stereo Pop22 horas atrás

Espetáculo infantil ‘João e o Pé de Feijão’ ocorre neste final de semana no Teatro Bom Jesus

Stereo Pop22 horas atrás

Paralamas do Sucesso e Roupa Nova anunciam sessão extra em Curitiba

Stereo Pop7 dias atrás

Primeira edição do Festiva CineRio ocorre de forma online e gratuita nos dias 16 e 17 de outubro

Stereo Pop1 semana atrás

Lucas Pretti lança o videoclipe de ‘Me Chama’, gravado em Nova Iorque

Arte1 semana atrás

MishMash apresenta show especial gratuito com várias atrações pelo Youtube

Stereo Pop1 semana atrás

Minissérie ‘Dopesick’, com Michael Keaton, ganha primeiro trailer

Stereo Pop1 semana atrás

Animação “The Great North” chega com exclusividade no Star+

Arte1 semana atrás

MishMash apresenta show especial gratuito com várias atrações pelo Youtube

Entretenimento2 semanas atrás

Paradis Coquetel Bar promove programação especial para o feriado prolongado

Arte2 semanas atrás

Projeto itinerante gratuito leva música e cultura às cidades do Paraná

Stereo Pop2 semanas atrás

77 produções estão na nova edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba

Eventos2 semanas atrás

Risorama promove live com show de prêmios e participação de Diogo Portugal e Marcos Cirillo

Eventos3 semanas atrás

Bar da Fábrica recebe um dos mais influentes DJ’s da cena do Hip-Hop nacional neste domingo (3)

Arte3 semanas atrás

Carreta circense do MishMash passa pelas ruas de Piraquara nesta sexta-feira em homenagem ao mundo do circo

Stereo Pop3 semanas atrás

Adaptação do clássico da literatura infantil, Chapeuzinho Vermelho, estreia nesta quinta (30) em festival de teatro infantil

Stereo Pop3 semanas atrás

Banda Paralamas do Sucesso se apresenta em Curitiba. Pessoas vacinadas pagam meia-entrada

Stereo Pop3 semanas atrás

Nova edição do ‘Olhar de Cinema’ divulga filmes da Mostra Novos Olhares

Stereo Pop3 semanas atrás

Confira as produções da mostra Outros Olhares do 10º Olhar de Cinema

Stereo Pop4 semanas atrás

“Venom – Tempo de Carnificina” estreia nos cinemas no dia 7 de outubro. Ingressos já estão à venda

Stereo Pop4 semanas atrás

Série musical criada e estrelada por Miguel Falabella chega ao Disney+ em 2022

Stereo Pop4 semanas atrás

Formada por Ross e Rocky Lynch, The Driver Era lança single “Leave me feeling confident”

Stereo Pop4 semanas atrás

Bananeira Brass Band lança seu disco de estreia “Feira Livre”

Stereo Pop4 semanas atrás

Pedro Padilha lança o videoclipe de “Não Tem Volta”

Entretenimento4 semanas atrás

Paradis retorna às atividades em formato de Coquetel Bar

Stereo Pop4 semanas atrás

Netflix libera trailer do documentário sobre a conservadoria de Britney Spears

Stereo Pop1 mês atrás

Baixista Felipe Andreoli lança seu primeiro álbum

Stereo Pop1 mês atrás

“McCartney 3, 2, 1”, produção sobre a jornada musical de Paul McCartney e do produtor Rick Rubin, chega com exclusividade no Star+

Stereo Pop1 mês atrás

Mostra Competitiva do 10º Olhar de Cinema é divulgada

Gastronomia1 mês atrás

Bar de Curitiba cria drinks em homenagem ao folclore brasileiro

Arte1 mês atrás

Programa Guritiba oferece oficinas gratuitas sobre as raízes africanas e sua influência na sociedade atual