O Mercado Municipal de Curitiba abriu as suas portas nesta sexta-feira (14/6) para o Festival Sabores do Pinhão. O evento, que vai até o dia 7 de julho, visa promover a cadeia produtiva do pinhão, destacando sua importância econômica, social e ambiental para a região. Durante o festival, os visitantes terão a oportunidade de conhecer desde o processo de cultivo até a degustação de pratos elaborados com a semente, símbolo da cultura curitibana.
A abertura do evento contou com uma apresentação de músicas tradicionais gaúchas, na voz da cantora Lara Rossato. O prefeito Rafael Greca expressou sua alegria ao declarar abertas as atividades do Festival.
“Estou profundamente agradecido e honrado por esta manifestação tão linda aqui no Mercado Municipal de Curitiba. Venham prestigiar esse festival que leva o nome sagrado de Curitiba, que significa muito pinhão. E que sempre haja pinheiros e pinhões na grandiosa e gloriosa cidade onde brilha a luz dos pinhais! Declaro aberta a festa do pinhão, Viva Curitiba!”, disse o prefeito.
O vice-prefeito Eduardo Pimentel reforçou a importância de um festival que celebra o pinhão no Mercado Municipal. “Curitiba é referência internacional em segurança alimentar, reconhecida até em Milão, onde estive na semana passada. E eu sou fã de pinhão. Esse festival é muito gratificante porque traz o cidadão e o turista para o Mercado Municipal. Nosso turismo é forte, com eventos como o Festival do Inverno impulsionando o comércio local. Que seja um excelente festival para todos”, declarou Eduardo Pimentel.
O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, destacou o protagonismo de Curitiba quando o assunto é política pública de segurança alimentar. “Isso que nós estamos fazendo aqui hoje, são conexões que colocam Curitiba como a melhor cidade com política alimentar urbana do país. Curitiba se destaca por criar conexões e parcerias com redes globais como o C-40, a FAO e o Pacto de Milão. Então que seja um festival para celebramos o pinhão como símbolo da nossa cultura alimentar”, disse Gusi.
Protocolo de qualidade
Durante o evento, também foi anunciado o lançamento do Protocolo de Classificação do Pinhão “in natura”. Este protocolo não apenas estabelece diretrizes rigorosas para garantir a qualidade do pinhão, mas também visa promover sua identidade geográfica e consolidá-lo como um produto de destaque nacional. Como destacou Vitor Tioqueta, presidente do Pró Metrópole, esta iniciativa representa um marco importante para a região metropolitana de Curitiba.
“O lançamento do Festival do Pinhão em Curitiba é uma oportunidade única de mostrar a riqueza da nossa região metropolitana. Estamos unindo agro e turismo para promover o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas locais. Com o apoio do Sebrae, buscamos garantir identidade e qualidade ao nosso pinhão, com a criação de um protocolo de qualidade que visa posicioná-lo como um produto de destaque nacional”, afirmou Tioqueta.
Solidariedade
Parte das 400 toneladas de alimentos arrecadados no Concerto “SolidariedArte”, organizado pelo Solar do Rosário e família Casillo em apoio ao Rio Grande do Sul, foi entregue na abertura do Festival Sabores do Pinhão, nesta sexta-feira (14/6). Os alimentos foram destinados ao Banco de Alimentos de Curitiba, que fará o repasse das doações para o estado gaúcho. Estiveram presentes na entrega a diretora-presidente da Associação Cultural Solar do Rosário, Lucia Casillo, e o gerente do Banco de Alimentos, Luiz Maskow.
Sabores do Pinhão
O Festival Sabores do Pinhão é uma iniciativa conjunta da Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba, da Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, e o Instituto Municipal de Turismo, do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba – Pró-Metrópole e do Grupo Movimente Curitiba Gastronômica. O evento tem como principal objetivo promover o pinhão como produto ícone da região, oferecendo exposições sobre o cultivo da araucária, produtos derivados do pinhão, aulas shows e a venda de pratos típicos.
Neste sábado (15/6) os visitantes poderão acompanhar trabalhos de pesquisa e inovações voltadas ao desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do pinhão. As atividades incluirão aulas shows e degustações de pratos típicos, além de exposições de artesanatos e rotas turísticas ricas em araucárias e restaurantes rurais.
Entre os destaques do evento, estão as aulas show que ocorrerão no Mercado Municipal. No dia 15 de junho, serão ensinadas receitas de Brownie de Pinhão pela Mania D’Brownie, Bolo de Pinhão com Brigadeiro de Mate pelo Senac, Risoto Vegetariano de Pinhão pelo Movimente Curitiba Gastronômica, e Raclette com Pinhão pelo Palco dos 5 Sentidos de Curitiba.
O Festival Gastronômico do Pinhão do Mercado Municipal se estenderá até 7 de julho, com diversos restaurantes servindo pratos típicos, e até 11 de agosto em restaurantes da região metropolitana, como parte do 8º Festival de Lazer e Gastronomia Rotas do Pinhão.
Os organizadores também incentivam a solidariedade, propondo a doação opcional de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado às entidades sociais parceiras do Projeto Mesa Solidária, cadastradas no Banco de Alimentos de Curitiba.
Serviço
Aula show – 15/06
- Aula 1 – 11h – Mania D’Brownie – Prato: Brownie de Pinhão
- Aula 2 – 12h – Senac – Prato: Bolo de Pinhão com Brigadeiro de Mate
- Aula 3 – 13h – Movimente Curitiba Gastronômica – Prato: Risoto Vegetariano de Pinhão
- Aula 4 – 14h – Palco dos 5 Sentidos – Prato: Raclette com Pinhão
Participaram da abertura do Festival Sabores do Pinhão, o secretário estadual de Esporte, Helio Wirbinski; a prefeita de Pinhais, Rosa Maria; o prefeito de Balsa Nova, Marcos Zanetti; o presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, vereador Marcelo Fachinello; os vereadores Tico Kuzma e Pastor Marciano Alves; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; o presidente da Adetur, Eros Consentino Tozetto; o secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho; o secretário municipal da Inteligência Artificial e presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão; o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues; o presidente da Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme), Cleverson Augusto Schilipacke; o chefe de pesquisas da Embrapa Floresta, Guilherme Schuli; e a administradora da Regional Matriz, Bruna Novak.