O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de perigo potencial para tempestades que atingem Curitiba, a Região Metropolitana e diversas áreas do Paraná a partir das 10h desta quinta-feira (28). O aviso segue vigente até as 10h de sexta-feira (29), e indica a possibilidade de chuvas fortes, ventos intensos e até queda de granizo.
De acordo com o órgão, os acumulados podem variar entre 20 e 30 milímetros por hora ou atingir até 50 mm no dia, acompanhados de rajadas de vento entre 40 e 60 km/h. Há também a chance de precipitação de granizo em pontos isolados.
A previsão de tempo instável coloca em alerta moradores de várias regiões do estado, especialmente da Grande Curitiba. Apesar de o risco ser classificado como baixo para corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de galhos de árvores e alagamentos, a Defesa Civil orienta a população a redobrar os cuidados.
Recomendações importantes em caso de rajadas de vento:
Não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas;
Evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
Não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada.
A orientação é que, em situações de emergência, a população entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Regiões afetadas no Paraná incluem:
Região Metropolitana de Curitiba
Norte Central Paranaense
Noroeste Paranaense
Centro Ocidental Paranaense
Sudoeste Paranaense
Oeste Paranaense
Centro-Sul Paranaense
Sudeste Paranaense
Centro Oriental Paranaense
Veja todas as áreas afetadas aqui.
Foto: INMET
A instabilidade climática também atinge áreas dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo.