Gramado (RS) vai ganhar aquário com investimento de R$ 80 milhões

XV CURITIBA
3 Min Read
Foto: Divulgação

Com previsão de inauguração para 2024, o Gramado Aquarium terá um investimento previsto de mais de R$ 80 milhões. A estimativa é que as obras iniciem ainda no segundo semestre de 2023, o Estudo de Impacto de Vizinhança (EVI) já foi aprovado e todos os documentos da legalização para início da obra estão em fase final.

 

O aquário será habitado por quase 8 mil seres vivos, representando 500 diferentes espécies, distribuídas em 40 ambientes distintos. Com um forte compromisso com a sustentabilidade ambiental e a preservação da vida selvagem, esta estrutura será erguida em um terreno com 100 mil metros quadrados, ocupando aproximadamente 6% dessa área total. Para manter esse ecossistema, serão necessários cerca de 3 milhões de litros de água, um dos destaques será um túnel de 32 metros de comprimento, que se tornará o maior túnel de aquário no Brasil. Os animais serão organizados em ambientes temáticos, incluindo o Ártico, o Polar, o Atlântico, o Amazônico, entre outros. Espécies como pinguins e flamingos também estarão no aquário. O aquário será o único no Brasil a abrigar o panda vermelho. O empreendimento irá gerar cerca de 200 empregos diretos e a expectativa é que o aquário receba 600 mil visitantes por ano

 

- Advertisement -

Conforme o CEO do Grupo Oceanic, Kiko Buerger, um aquário no município gramadense era pensado antes mesmo da construção do existente no Balneário Camboriú, em Santa Catarina. “Gramado está muito à frente no turismo, esse projeto iniciou antes mesmo de BC e gostaríamos de vincular algo à alta expectativa dos visitantes. Aqui na cidade, o público encontrará um parque com uma arquitetura diferenciada, onde a natureza é a protagonista e extremamente valorizada. Tanto que os habitats serão construídos antes do espaço de visitação”, revela.

 

Para o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, a atração será mais uma oportunidade do turista revisitar a cidade. “É uma alegria muito grande receber um investimento dessa magnitude. Empreender é difícil. O nosso turismo é profissional, atendemos 7 milhões de visitantes ao ano, e esse será um novo atrativo que auxiliará no desenvolvimento diário das potencialidades. Sejam bem-vindos à cidade!”, reitera o representante do Executivo Municipal.

 

Conforme Rodrigo Prado, CEO do Gramado Aquarium, este é o primeiro aquário do grupo no Rio Grande do Sul. Este empreendimento não se limita a proporcionar entretenimento; ele também desempenha um papel crucial na conservação da biodiversidade . Além disso, o aquário tem como um dos objetivos promover a difusão da cultura da conservação e contribuir com a realização de pesquisas científicas. Prado destacou que, por meio dessa iniciativa do Grupo Oceanic, os visitantes terão também a oportunidade de enriquecer sua compreensão do ecossistema, fato que já acontece no Oceanic Aquarium, em Balneário Camboriú.

Share this Article
Posted by XV CURITIBA
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.