O governo do Paraná anunciou, nesse domingo (13), que o governador Carlos Massa Ratinho Junior estará presente na cerimônia simbólica de toque de campainha, que marcará o encerramento da oferta de ações da Copel na B3. O evento, agendado para a manhã de segunda-feira (14) em São Paulo, simboliza a conclusão de uma etapa significativa na história da companhia, tendo movimentado cerca de R$ 5,210 bilhões.
Na última sexta-feira (11), foi confirmado que a Copel concluiu o seu processo de transformação em uma corporação, sem a presença de um acionista majoritário. Esse desenvolvimento foi efetivado após a liquidação financeira de oferta base secundária de ações, anteriormente detidas pelo Estado do Paraná. Com a conclusão deste processo, a participação do Estado nas ações com direito de voto caiu de 69,66% para aproximadamente 32,32%. Isso resultou na transição da Copel de uma sociedade de economia mista, ligada à administração pública indireta do Paraná, para uma corporação independente, que agora não está mais sob as diretrizes da Lei das Estatais.
Apesar dessa transformação significativa na estrutura acionária, o governo paranaense destaca seu papel contínuo na empresa. Em nota, foi esclarecido que o governo continuará como o único acionista da Copel a possuir uma ‘golden share’. Este mecanismo assegura ao Estado do Paraná uma voz ativa na defesa dos interesses dos paranaenses e na manutenção dos investimentos dentro do território estadual.
O futuro da Copel, agora como uma entidade corporativa independente, será acompanhado de perto pelo mercado e pela população do Paraná, enquanto a empresa avança em sua trajetória de crescimento e inovação no setor energético brasileiro.