O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (9) um decreto que revoga normas anteriores sobre o consumo de água em equipamentos domésticos como chuveiros, torneiras, lava-louças e outros aparelhos. A medida desfaz regras estabelecidas nas administrações de Barack Obama e Joe Biden, que tinham como objetivo limitar o fluxo de água para promover economia e sustentabilidade ambiental.
Durante o anúncio da nova ordem executiva na Casa Branca, Trump voltou a criticar os limites impostos pelos governos democratas. Ele alegou que as restrições tornavam tarefas simples mais demoradas e ineficazes. “Gosto de tomar um bom banho e cuidar do meu lindo cabelo”, declarou o presidente, que reclamou da baixa pressão nos chuveiros e defendeu a mudança como forma de devolver praticidade aos lares americanos.
A nova norma acaba com o padrão federal que determinava um volume máximo de água por minuto nos equipamentos, permitindo a comercialização de modelos com maior vazão. Em comunicado, a Casa Branca afirmou que Trump está “restaurando a liberdade de tomar banho” e encerrando o que chamou de “guerra da esquerda contra a pressão d’água”.
As restrições anteriores tinham como base dados da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), que aponta que os chuveiros são responsáveis por cerca de 20% do consumo diário de água em uma residência média americana. Além disso, modelos que economizam água também ajudam a reduzir o consumo de energia, pois diminuem a necessidade de aquecimento da água, o que representa cerca de 20% do gasto energético em um lar.
Entidades como o Appliance Standards Awareness Project (ASAP), que defende a eficiência energética, destacam que as regras adotadas por Biden e Obama contribuíram para a redução de contas de água e energia, além de ajudarem na proteção ambiental.
Com a revogação, fabricantes poderão lançar produtos com maior vazão de água, marcando mais um capítulo no embate entre políticas de conservação ambiental e medidas que priorizam a flexibilização regulatória.