Bares e restaurantes de Curitiba estão sendo alvo de um golpista que finge encontrar cabelo na comida e alega intoxicação alimentar para exigir ressarcimentos. O suspeito, identificado como Marco Aurélio, escolhe estabelecimentos movimentados e, preferencialmente, sem câmeras de segurança. Ele já aplicou o golpe em diversas cidades do país, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro.
De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), o esquema segue um padrão: dias após a compra, o homem entra em contato com o estabelecimento, relata um problema no pedido e solicita reembolso via Pix. Em alguns casos, ele afirma que consumiu no local; em outros, diz que fez o pedido por delivery. O golpista alega que sua esposa passou mal ou ficou constrangida ao encontrar um fio de cabelo na comida, usando um discurso convincente para tentar sensibilizar os atendentes e obter o dinheiro.
Em outubro de 2024, ele conseguiu aplicar o golpe em um restaurante de Curitiba e obteve o ressarcimento. Na semana passada, tentou novamente no mesmo estabelecimento, mas a equipe já estava alerta e impediu a ação. Em sua última tentativa, o suspeito solicitou um reembolso alegando que uma feijoada para duas pessoas estava “não apta para consumo”. No entanto, ao ser chamado para tratar o caso pessoalmente, ele não compareceu.