Nesta semana, perfis nas redes sociais divulgaram vídeos recriando a voz do empresário Luciano Hang utilizando inteligência artificial. No vídeo falso, o empresário supostamente afirma que a Havan estaria promovendo uma campanha de doação de liquidificadores para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Além disso, os criminosos criaram um site para arrecadar valores via Pix, usando o nome da Havan, sob o pretexto de destinar a renda aos afetados pelas enchentes.
A Havan emitiu um alerta sobre o golpe, enfatizando que o “Troco Solidário” é o único meio oficial de ajuda ao Rio Grande do Sul, sendo possível doar somente presencialmente em uma das 176 megalojas da rede em todo o Brasil, sem a necessidade de realizar uma compra. “A Havan alerta para os golpes e informa que o Troco Solidário é o único meio de ajudar o Rio Grande do Sul, sendo possível ser feito somente presencialmente em uma das 176 megalojas em todo o Brasil, sem a necessidade de realizar uma compra”, comunicou a assessoria de imprensa da Havan.
A empresa também reforçou que todas as ajudas oferecidas ao Rio Grande do Sul são divulgadas exclusivamente pelas redes sociais oficiais da Havan. “A Havan lamenta que, em um momento tão triste, pessoas de má índole estejam se aproveitando para aplicar golpes. Todas as ofertas ou promoções da Havan são divulgadas nos perfis oficiais da empresa (@havanoficial) ou pelo site havan.com.br”, afirmou a nota, acrescentando que o setor jurídico da empresa já está acompanhando o caso.
A orientação para quem se deparar com esse tipo de postagem é utilizar as ferramentas das próprias plataformas de redes sociais para denunciar a ação dos golpistas. A Havan reafirma seu compromisso com a transparência e a segurança de seus clientes, destacando a importância de verificar informações apenas nos canais oficiais da empresa.