A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, fez um apelo por doações em apoio a Cuba, que enfrenta uma grave crise energética e as consequências do furacão Oscar, que deixou seis mortos. A declaração foi feita nesta quarta-feira (23), nas redes sociais, onde a política ressaltou a necessidade de solidariedade internacional para ajudar a ilha caribenha.
No apelo, Gleisi destacou que Cuba vem sofrendo há décadas com o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos, o qual classificou como “cruel”. Ela reforçou que, apesar das dificuldades, o povo cubano sempre ofereceu ajuda ao Brasil em momentos de necessidade, e agora seria a vez de retribuir esse apoio. “Cuba precisa urgente de solidariedade ativa, em meio a uma grave crise de energia e a passagem de um furacão devastador. Mesmo sofrendo seis décadas com um bloqueio econômico cruel, imposto pelos EUA, o povo cubano sempre deu a mão a quem precisa, inclusive a nós, no Brasil. É hora de retribuir com doações de alimentos, roupas, dinheiro, o que for possível”, escreveu a deputada. Além disso, ela cobrou uma postura mais ativa do governo brasileiro, pedindo que também se envolva na mobilização com “ações concretas”.
A situação em Cuba se agravou após a passagem do furacão Oscar, que atingiu a ilha deixando um rastro de destruição e provocando um apagão em todo o país. Havana declarou estado de “emergência energética” na última sexta-feira (18), após a desconexão completa do sistema elétrico nacional. De acordo com o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, os esforços para restabelecer a eletricidade têm avançado, e até a manhã de terça-feira (22), 70% da população já havia tido o fornecimento de energia restabelecido. No entanto, muitos ainda enfrentam dificuldades, com comunidades sem eletricidade e o acesso a alimentos e recursos básicos comprometidos.