A avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou queda significativa, segundo a nova pesquisa divulgada nesta terça-feira (2) pelo instituto Genial/Quaest. O levantamento mostra que 43% dos entrevistados consideram a atual gestão pior do que a do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto 39% acham que o mandato atual é melhor. Outros 15% avaliam que os dois governos são equivalentes, e 3% não souberam responder.
Os dados revelam uma mudança em relação à pesquisa anterior, realizada em dezembro de 2023. Na ocasião, 42% dos entrevistados afirmavam que a gestão de Lula era melhor que a de Bolsonaro, 37% achavam pior, 20% consideravam ambas iguais, e 3% estavam indecisos.
Além da comparação entre os governos, a pesquisa também analisou a aprovação do atual mandato. Segundo os dados, 56% dos brasileiros desaprovam a gestão de Lula, o maior índice desde o início do mandato em janeiro de 2023. A aprovação ficou em 41%, enquanto 3% não souberam opinar.
Quanto à avaliação do desempenho do governo, 41% dos entrevistados classificaram a gestão como negativa, 27% como positiva e 29% como regular. Novamente, 3% não souberam responder.
O levantamento também questionou os eleitores sobre a comparação entre o atual mandato e os anteriores de Lula, que ocorreram entre 2003 e 2010. Para 53% dos entrevistados, a atual administração é pior que as anteriores. Outros 23% acreditam que ela está no mesmo nível e 20% consideram esta como a melhor gestão. Já 4% não souberam responder.
A pesquisa Genial/Quaest ouviu presencialmente 2.004 eleitores em 120 municípios entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.